A expectativa de uma redução mais sensível nos preços de carros elétricos no Brasil após a sanção do Rota 2030 em 2018 foi por água abaixo. Desde então, o cenário econômico se agravou e as políticas para o segmento de veículos zero emissões ficaram em segundo plano, em um cenário que não deve se alterar tão cedo.

No caso brasileiro, atualmente esse tipo de veículo se apoia em poucos incentivos como imposto de importação zero e alíquota de IPI reduzida para 7%. Aliado a falta de subsídios também pesa a recente e abrupta alta do dólar, que encareceu os veículos importados e ao mesmo tempo os custos de insumos para a produção nacional. 

Galeria: Audi e-tron Sportback 2021

No entanto, mesmo com o cenário adverso e os incentivos ainda tímidos, as vendas de veículos com emissões zero tiveram um aumento expressivo no último ano (320% em janeiro, na comparação com o mesmo período de 2019), deixando de ser carros "exóticos" e pouco a pouco ocupando seu espaço nas ruas.  

Alguns dados preliminares de vendas de veículos elétricos no primeiro semestre de 2020 indicam que essa crescimento será ainda maior neste ano, apesar da pandemia e da crise que atinge o setor automotivo. O Brasil ainda tem poucas opções de modelos, mas esse número deve crescer em um ritmo mais acelerado a partir de 2021/2022. 

Abaixo, confira quais são os carros elétricos à venda no Brasil e os respectivos preços:

  Veículo Preço inicial Potência/torque Autonomia Aceleração 0 a 100 km/h Velocidade máxima
1 Audi e-tron R$ 531.990 408 cv / 67,5 kgfm 436 km (WLTP) 5,7 segundos 200 km/h
2 Audi e-tron Sportback R$ 511.990 408 cv / 67,5 kgfm 446 km (WLTP) 5,7 segundos 200 km/h
3 BMW i3 R$ 257.950 170 cv / 25,5 kgfm 285 km (WLTP) 7,3 segundos 150 km/h
4 Chevrolet Bolt R$ 266.900 203 cv / 36,7 kgfm 416 km (EPA) 7,3 segundos 148 km/h
5 JAC iEV330P  R$ 289.900 150 cv / 33,6 kgfm 320 km (NEDC) n/d n/d
6 JAC iEV60   R$ 210.000 150 cv / 33,6 kgfm 380 km (NEDC) 7,9 segundos 150 km/h
7 JAC iEV40  R$ 189.900 115 cv / 27,5 kgfm 300 km (NEDC) 9,8 segundos 130 km/h
8 JAC iEV20  R$ 139.900 68 cv / 21,9 kgfm 400 km (NEDC) n/d 113 km/h
9 Jaguar I-Pace   R$ 479.950 400 cv / 71,0 kgfm 470 km (WLTP) 4,8 segundos 200 km/h
10 Nissan Leaf  R$ 239.900 149 cv / 32,6 kgfm 389 km (NEDC) 7,9 segundos 144 km/h
11 Mercedes-Benz EQC R$ 575.000 408 cv / 77,5 kgfm 471 km (NEDC) 5,1 segundos 180 km/h
12 Renault Zoe R$ 203.678 92 cv / 22,4 kgfm 300 km (WLTP) 13,2 segundos 135 km/h
13 Porsche Taycan 4S R$ 589.000 530 cv / 65,3 kgfm 327 km (EPA) 4,0 segundos 250 km/h
  Porsche Taycan Turbo R$ 809.000 680 cv / 86,6 kgfm 322 km (EPA) 3,2 segundos 260 km/h
  Porsche Taycan Turbo S R$ 979.000 761 cv / 107,1 kgfm 309 km (EPA) 2,8 segundos 260 km/h

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Chevrolet Bolt - Testado no Brasil