A expectativa de uma redução mais sensível nos preços de carros elétricos no Brasil após a sanção do Rota 2030 em 2018 foi por água abaixo. Desde então, o cenário econômico se agravou e as políticas para o segmento de veículos zero emissões ficaram em segundo plano, em um cenário que não deve se alterar tão cedo.
No caso brasileiro, atualmente esse tipo de veículo se apoia em poucos incentivos como imposto de importação zero e alíquota de IPI reduzida para 7%. Aliado a falta de subsídios também pesa a recente e abrupta alta do dólar, que encareceu os veículos importados e ao mesmo tempo os custos de insumos para a produção nacional.
No entanto, mesmo com o cenário adverso e os incentivos ainda tímidos, as vendas de veículos com emissões zero tiveram um aumento expressivo no último ano (320% em janeiro, na comparação com o mesmo período de 2019), deixando de ser carros "exóticos" e pouco a pouco ocupando seu espaço nas ruas.
Alguns dados preliminares de vendas de veículos elétricos no primeiro semestre de 2020 indicam que essa crescimento será ainda maior neste ano, apesar da pandemia e da crise que atinge o setor automotivo. O Brasil ainda tem poucas opções de modelos, mas esse número deve crescer em um ritmo mais acelerado a partir de 2021/2022.
Abaixo, confira quais são os carros elétricos à venda no Brasil e os respectivos preços:
Veículo | Preço inicial | Potência/torque | Autonomia | Aceleração 0 a 100 km/h | Velocidade máxima | |
1 | Audi e-tron | R$ 531.990 | 408 cv / 67,5 kgfm | 436 km (WLTP) | 5,7 segundos | 200 km/h |
2 | Audi e-tron Sportback | R$ 511.990 | 408 cv / 67,5 kgfm | 446 km (WLTP) | 5,7 segundos | 200 km/h |
3 | BMW i3 | R$ 257.950 | 170 cv / 25,5 kgfm | 285 km (WLTP) | 7,3 segundos | 150 km/h |
4 | Chevrolet Bolt | R$ 266.900 | 203 cv / 36,7 kgfm | 416 km (EPA) | 7,3 segundos | 148 km/h |
5 | JAC iEV330P | R$ 289.900 | 150 cv / 33,6 kgfm | 320 km (NEDC) | n/d | n/d |
6 | JAC iEV60 | R$ 210.000 | 150 cv / 33,6 kgfm | 380 km (NEDC) | 7,9 segundos | 150 km/h |
7 | JAC iEV40 | R$ 189.900 | 115 cv / 27,5 kgfm | 300 km (NEDC) | 9,8 segundos | 130 km/h |
8 | JAC iEV20 | R$ 139.900 | 68 cv / 21,9 kgfm | 400 km (NEDC) | n/d | 113 km/h |
9 | Jaguar I-Pace | R$ 479.950 | 400 cv / 71,0 kgfm | 470 km (WLTP) | 4,8 segundos | 200 km/h |
10 | Nissan Leaf | R$ 239.900 | 149 cv / 32,6 kgfm | 389 km (NEDC) | 7,9 segundos | 144 km/h |
11 | Mercedes-Benz EQC | R$ 575.000 | 408 cv / 77,5 kgfm | 471 km (NEDC) | 5,1 segundos | 180 km/h |
12 | Renault Zoe | R$ 203.678 | 92 cv / 22,4 kgfm | 300 km (WLTP) | 13,2 segundos | 135 km/h |
13 | Porsche Taycan 4S | R$ 589.000 | 530 cv / 65,3 kgfm | 327 km (EPA) | 4,0 segundos | 250 km/h |
Porsche Taycan Turbo | R$ 809.000 | 680 cv / 86,6 kgfm | 322 km (EPA) | 3,2 segundos | 260 km/h | |
Porsche Taycan Turbo S | R$ 979.000 | 761 cv / 107,1 kgfm | 309 km (EPA) | 2,8 segundos | 260 km/h |
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