Como sabemos, a Toyota é uma das pioneiras na tecnologia de carros híbridos, dos quais já vendeu mais de 1,8 milhão de unidades ao redor do mundo. No entanto, outras empresas, como a Renault, estão se esforçando para alcançar a montadora japonesa em termos de custos para ampliar as vendas desse tipo veículo.
E após desmontar uma unidade Toyota Hybrid Synergy Drive (HSD), a marca francesa descobriu que o custo dos componentes usados era semelhante ao que eles gastam em seu próprio sistema, o E-tech. De acordo com o AutoNews, o CEO da Renault, Luca de Meo, disse que a tecnologia híbrida de sua empresa estava "muito próxima" em termos de custo ao sistema da Toyota, apesar da montadora japonesa ter uma vantagem inicial de mais de 20 anos no que diz respeito a essa tecnologia.
"Do lado dos custos, estimamos que estamos muito próximos do custo da Toyota", disse ele durante uma entrevista à mídia online.
O chefão da Renault prometeu ainda que a montadora "reduzirá os custos drasticamente nos próximos 2-3 anos", para a tecnologia E-Tech, que possui arquitetura de funcionamento semelhante ao da propulsão híbrida da Toyota se valer de um sistema paralelo que pode mover o carro somente com energia elétrica, ou utilizando o motor a combustão como reforço.
Além disso, Luca de Meo diz que o custo do sistema de propulsão teve redução ainda maior pelo fato da montadora francesa não utilizar um câmbio automático tradicional e sim uma caixa que atua juntamente com o segundo motor elétrico para sincronizar os motores elétricos e a combustão - um sistema parecido com o E-CVT da Toyota.
Mas todo esse progresso da Renault tem uma explicação muito clara. Enquanto a Toyota lançou o seu primeiro carro híbrido em 1997, a marca francesa trabalha somente há 10 anos com essa tecnologia e avançou rapidamente graças aos conhecimentos adquiridos pela equipe de engenharia do Renault F1 Team.
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