Os fabricantes de pneus estão cada vez mais trabalhando em sinergia com as montadoras de automóveis. Eles fazem isso desenvolvendo pneus específicos para um carro ou até mesmo para uma única versão desse veículo. Resumindo, não é difícil encontrar o mesmo modelo de pneu com especificações variadas para atender a diferentes carros.
A Rivian também aposta isso, que para as rodas de sua picape elétrica R1T e seu SUV R1S recorreu à Pirelli para projetar uma linha de pneus especiais baseados na família Scorpion Verde All Season, Scorpion Zero All Season e Scorpion. Eles são todos da marca RIV (que significa Rivian) e Elect (que significa Electric).
Os carros elétricos precisam de pneus sob medida. Existem muitos motivos pelos quais os fabricantes precisam projetar pneus específicos. O peso maior dos carros movidos a bateria em comparação aos tradicionais, a distribuição de torque diferente, imediatamente disponível, a necessidade de ser mais silenciosos, dada a ausência de ruídos mecânicos, e com menos atrito possível de rolamento para aumentar a quilometragem.
O ideal, em princípio, são pneus com banda de rodagem não muito larga e com estrutura rígida e pouco deformável, que no entanto garantam o atrito necessário para evitar derrapagens na largada e perda de aderência diante de uma curva ou na aceleração das rodas ainda em movimento.
Mas voltando a Rivian, cuja colaboração com a Pirelli foi iniciada há 2 anos, a empresa norte-americana pediu que fossem feitas coberturas com características precisas. E fez isso solicitando medidas incomuns, em diâmetros de 20, 21 e 22 polegadas. Em particular, o 21" Pirelli Scorpion Verde All Season RIV Elect apresentou a nova medida 275/55 R21.
A Pirelli desenvolveu, assim, uma linha de pneus ecológicos com um composto com maior teor de sílica para reduzir o atrito e o consumo e com um padrão de piso capaz de manter uma boa aderência e alto conforto acústico, com distribuição de pressão ideal, mas também uma pegada adequada para a pista.
Na variante All Terrain, esses recursos são adicionados à capacidade de manter alta tração e direcionamento, mesmo em superfícies irregulares e de baixa aderência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias