Seguindo adiante com sua estratégia de eletrificação, a Ford revelou nesta quinta-feira (12), como antecipado, o novo E-Transit, versão 100% elétrico do veículo comercial que estará disponível para venda na América do Norte no final de 2021, com produção na fábrica modernizada de Kansas City. O modelo também será produzido localmente na Europa.
O E-Transit é basicamente uma versão totalmente elétrica do Ford Transit. Ele oferecerá as mesmas capacidades de carga e pontos de montagem que os modelos convencionais. Os clientes poderão escolher entre três alturas de teto e três comprimentos de carroceria, bem como versões de carga, plataforma e chassi-cabine. No entanto, neste caso, não há versão para passageiros.
A carga útil máxima é de até 1.724 kg para a van de carga e de até 1.946 kg para as versões chassi-cabine.
O E-Transit será equipado com uma bateria de 67 kWh (capacidade útil), localizada embaixo da carroceria do veículo. Estimamos que a capacidade total seja de aproximadamente 70 kWh ou mais.
O tamanho da bateria não é exatamente grande, mas, pelo que entendemos, a Ford tinha como objetivo priorizar a carga útil e não queria aumentar demais o preço. As células (da LG Chem) e são compartilhadas com o Ford Mustang Mach-E.
De acordo com as estimativas da Ford, a autonomia no caso da variante de carga de teto baixo deve ser de cerca de 202 km. Presumimos que pode ser menor nas versões de teto alto. De qualquer forma, os dados da Ford com base nos 30 milhões de milhas dirigindo por clientes indicam que a maioria deles dirige até cerca de 191 km por dia.
A potência do motor elétrico é de 198 kW (270 cv) e o torque máximo de 43,8 kgfm.
"Os engenheiros da Ford redesenharam a tração traseira e a suspensão traseira do E-Transit para otimizar o espaço de carga, criando um sistema de suspensão de braço semi-reboque pesado permitindo melhor precisão de direção e condução mais confiante, além de melhor tração em condições com ou sem carga."
O Ford E-Transit 2022 estará disponível a partir de "menos de $ 45.000", (R$ 243.000) o que achamos ser cerca de um terço a mais do que o valor pedido pela versão convencional básica.
Um dado importante é que os custos de manutenção programada para o Transit totalmente elétrico são estimados em 40% abaixo do que os custos médios de manutenção programada para um Transit 2020 movido a gasolina pelo período de oito anos / 100.000 milhas (160.000 km).
A combinação bateria / autonomia / preço mostra claramente que a Ford pretende, pelo menos inicialmente, fornecer apenas gama suficiente para aplicações urbanas, sem aumentar o preço.
Ted Cannis, gerente geral de negócios comerciais da Ford América do Norte, disse:
"Isso torna o E-Transit ideal para clientes comerciais que conhecem suas rotas de carro e costumam trabalhar em ambientes urbanos. A acessibilidade é fundamental, e nossos clientes compram apenas o que precisam para realizar o trabalho. O E-Transit oferece ampla variedade a um preço que facilita a transição para a eletrificação. E a Ford está apenas começando."
E-Transit também traz o SYNC® 4 tecnologia de comunicação e entretenimento para os veículos comerciais, tendo uma tela sensível ao toque de 12" de série com interface fácil de utilizar, e que ainda adiciona reconhecimento de voz e sistema de navegação avançada. Com as atualizações OTA para o SYNC, o E-Transit e o software do SYNC terão seus conteúdos sempre na melhor performance."
Deve haver muitos clientes que ficarão satisfeitos com 200 de autonomia, enquanto todos os outros terão que esperar por opções de maior capacidade em algum momento no futuro (mas a Ford ainda não disse nada oficial a respeito).
O Ford E-Transit virá de fábrica com um carregador móvel da Ford (para carregamento lento em tomadas de 120 e 240 volts). Usando uma Estação de Carga Ford Connected (opcional), pode-se recarregar totalmente em oito horas (cerca de 24 km de alcance por hora).
Haverá também capacidade de carregamento rápido DC. De acordo com a Ford, usando um carregador DC de 115 kW (presumimos que 115 kW seja o pico), o E-Transit pode reabastecer 48 de alcance em 10 minutos, assumindo os modelos de van de carga de teto baixo.
Uma das opções mais importantes será o Pro Power Onboard - uma tomada elétrica de 2,4 kW que servirá de fonte de alimentação para ferramentas e equipamentos em locais de trabalho e em movimento - "Isso é capacidade suficiente para alimentar tudo, desde lixadeiras a serras circulares."
O E-Transit terá as mais recentes soluções de conectividade e software da Ford, incluindo o SYNC 4 de série, apresentando uma tela sensível ao toque de 12". Do ponto de vista do EV, um recurso importante é o pré-condicionamento remoto para preparar o veículo antes de dirigir e economizar autonomia.
Especificações do Ford E-Transit:
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