O Grupo Volkswagen está trabalhando em um novo veículo elétrico de vanguarda que atualmente atende pelo codinome interno "Landjet". A Audi está liderando o ambicioso projeto de engenharia como parte do plano do Projeto Artemis para levar o impulso EV do conglomerado alemão um nível acima. A Car and Driver conversou com o homem encarregado do projeto de Ingolstadt, Marc Lichte, para saber um pouco mais sobre esse misterioso carro de emissão zero.
O "Landjet" está sendo desenvolvido para cobrir longas distâncias sem a necessidade de intervenção humana, o que só pode significar que devemos esperar uma grande bateria e um sistema de condução autônoma avançado. Esqueça os designs atuais da Audi, pois Lichte disse que o estilo será "completamente diferente", acrescentando que o veículo "será uma revolução".
Como sempre, quando se fala em produtos do grupo alemão, o Landjet está sendo preparado para acomodar mais do que apenas uma única identificação. Ou seja, além de carregar as quatro argolas, o elétrico repleto de tecnologia supostamente gerará versões Bentley e Porsche de um veículo que será montado na arquitetura modular PPE desenvolvida em conjunto pela Audi e Porsche para veículos grandes.
Rumores dizem que o carro "Landjet" terá três fileiras de assentos, o que normalmente implicaria em um estilo de carroceria de SUV ou minivan. No entanto, pode realmente ser um sedã se as apurações feitas até o momento forem precisas, assim como os elétricos Tesla Model S são em quase todos os casos mais espaçosos por dentro do que um veículo de tamanho similar equipado com um motor de combustão, então um sedã de três fileiras pode ser feito sem exagerar as proporções.
Embora o estilo permaneça um mistério completo por enquanto, o conceito Aicon de 2017 retratou um sedã elétrico de última geração com um sistema de condução autônoma nível 5. Ele tinha apenas um layout 2 + 2, mas provavelmente você poderia instalar três fileiras de assentos devido ao seu tamanho, pois tinha impressionantes 5,44 metros de comprimento.
Espelhando as supostas capacidades de longo alcance do Landjet, o Aicon também foi imaginado como o companheiro ideal para uma viagem prolongada. Quando a Audi apresentou o conceito no Salão do Automóvel de Frankfurt, prometeu uma autonomia de até 800 quilômetros.
É muito cedo para dizer se as especificações do Aicon vão passar para o Landjet, que está programado para estrear em 2024. Certamente vai ser uma longa espera, pois o design ainda não foi finalizado, então há muito trabalho a ser feito. Assim que estiver pronta para entrar na linha de montagem, a joia da coroa elétrica do Grupo Volkswagen poderá ser montado na fábrica de Hannover, na Alemanha, onde são produzidos a picape Amarok e a van Transporter.
Fonte: Car and Driver
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