Litoral do Nordeste ganha rede de recarga de 1.000 km para carros elétricos
Neoenergia inaugura a primeira estação da rede de carregamento que ligará Salvador (BA) a Natal (RN)
Recentemente, as regiões Sul e Sudeste começaram a receber alguns projetos de infraestrutura para a mobilidade elétrica que já estão em andamento. E agora é a vez da região Nordeste começar a trilhar este caminho com a inauguração de uma estação de recarga para carros elétricos em Salvador (BA), a primeira de uma extensa rede de carregamento de mais de 1.000 km que ligará a capital baiana a Natal (RN).
Chamado de Corredor Verde, a rede de carregamento está sendo construída pela holding Neoenergia. Trata-se do primeiro corredor de mobilidade elétrica da região Nordeste e será o maior do Brasil quando concluído no final do primeiro semestre de 2021 (a eletrovia da EDP e do Grupo VW é maior, mas só ficará pronta em 2023), interligando as capitais Salvador (BA) e Natal (RN), passando por Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB).
Galeria: Corredor verde - região Nordeste
O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é regulado pela Aneel e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia. A primeira fase conta com a avaliação de desempenho de carros elétricos em rotas urbanas e propostas de abertura dos eletropostos ao público.
Após a inauguração deste primeiro ponto de recarga em Salvador, os demais eletropostos serão entregues ao longo do primeiro semestre de 2021. Quando concluída, a rede irá atender a seis estados e conectará 70 municípios.
Energia Solar
Além disso, a Neoenergia estuda associar as estações de carregamento com a geração de energia solar fotovoltaica, segundo o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, José Brito.
"Reconhecemos a importância de garantir o desenvolvimento sustentável através de medidas voltadas ao combate das mudanças climáticas e o investimento em mobilidade elétrica faz parte desse compromisso. Afinal, o uso do carro elétrico diminui a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a descarbonização do planeta".
Fonte: Neoenergia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Zeekr apresenta estratégia global para rede de recarga de carros elétricos
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil