Em mais uma iniciativa para ampliar a infraestrutura de mobilidade elétrica, a Estapar, maior rede de estacionamentos do País e a empresa de soluções em energia Enel X, firmaram um acordo para criar a primeira rede de carregamento de veículos elétricos semi-pública do Brasil.

Na primeira etapa, será criada uma rede integrada com 250 estações de recarga em cerca de 100 pontos localizados nos estacionamentos da Estapar nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal. 

Galeria: Enel X - carregadores inteligentes

A instalação das primeiras Ecovagas terá início ainda neste mês de dezembro, com a previsão de conclusão da rede em fevereiro de 2021. Fornecidos pela Enel X, os equipamentos fornecem carregamento inteligente semi-rápido, podendo abastecer 80% da bateria de um automóvel elétrico e híbridos plug-in em aproximadamente 3 horas, dependendo do modelo do veículo.

As Ecovagas são vagas exclusivas, especialmente sinalizadas para os veículos elétricos e serão instaladas em estacionamentos premium administrados pela Estapar tais como: shopping centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino. As estações de recarga serão disponibilizadas em 23 cidades em 10 estados, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE).

No médio e longo prazo, a intenção das duas empresas é expandir a quantidade de pontos da rede de recarga Ecovagas para, inclusive, outros locais, como restaurantes, outras redes de estacionamento e locais públicos.

Parcerias

Também estão previstos acordos para que o serviço seja gratuito para os clientes das empresas parceiras do projeto, em especial as companhias do setor automotivo. Fabricantes de automóveis e outros interessados, com base em uma assinatura mensal, podem conceder esse benefício aos clientes proprietários de veículos elétricos de suas marcas.

Para usufruir da gratuidade, o usuário deverá se cadastrar no aplicativo Vaga Inteligente da Estapar para confirmar a sua elegibilidade de acesso ao sistema Ecovagas e durante o período do benefício não ter nenhum custo adicional além do valor de estacionamento do seu veículo.

"Como uma das líderes globais no mercado de mobilidade elétrica, é motivo de grande satisfação para a Enel X a parceria com a Estapar na construção da primeira rede semi-pública de recarga de veículos elétricos no Brasil. Com esse acordo, Enel X e Estapar irão oferecer aos seus clientes mais segurança, comodidade, tecnologia e qualidade no serviço de recarga", diz o presidente da Enel X, Francisco Scroffa, reforçando que a parceria está em linha com o conceito de cidades inteligentes promovido pela Enel.

Vale lembrar que a Enel X concluiu, recentemente, o primeiro corredor pan-americano para veículos elétricos, com 196 pontos de recarga, possibilitando viagens da Argentina até os Estados Unidos.