Estudo da Consumer Reports nos EUA mostra que a principal preocupação se refere aos pontos de carregamento

Embora não esteja no mesmo nível de eletrificação que a Europa e a China, os Estados Unidos devem começar a acelerar esse processo, com novas medidas governamentais de incentivo e maior interesse dos norte-americanos pelos veículos elétricos. Prova disso é a pesquisa realizada pela Consumer Reports, que descobriu que 7 em cada 10 adultos americanos com carteira de motorista válida estão interessados ​​em adquirir um carro elétrico no futuro.

A questão do carregamento e os altos preços iniciais são os principais motivos de preocupação para esses motoristas, enquanto o levantamento aponta ainda que 31% dizem que considerariam adquirir um elétrico, sendo que 27% apenas planejam e 4% desejam um veículo elétrico na próxima vez que comprarem ou alugarem um veículo. Para efeito de comparação, os veículos elétricos tinham cerca de 2% do mercado em 2020.

Estação de recarga do Grupo Volkswagen no centro de testes

Os motoristas afirmam ainda que mais estações públicas de carregamento rápido os ajudariam a seguir com esses planos. Nas vezes em que estavam "definitivamente" planejando adquirir um VE como seu próximo veículo eles foram questionados sobre quais atributos de uma lista de opções os impediam de comprar ou alugar um veículo elétrico.

Quase 5 em cada 10 motoristas disseram: "não há estações de carregamento públicas suficientes." E "postos de recarga públicos ao longo das rodovias" foi a principal ação política escolhida em uma lista, entre os motoristas que disseram que provavelmente aumentariam seu interesse na compra ou aluguel de um elétrico.

"Os motoristas estão acostumados a muitos postos de gasolina e podem não perceber que, se tiverem uma garagem particular ou entrada de automóveis, farão a maior parte das recargas em casa", diz Chris Harto, analista sênior de políticas da Consumer Reports.

"Mesmo que nossa pesquisa mostre que o motorista típico faria apenas 6 paradas em uma estação de recarga pública por ano, uma rede mais robusta de estações de recarga rápida ajudaria a aliviar as preocupações dos compradores sobre a mudança para um veículo elétrico."

GM Bolt recarga

A pesquisa também mostra que os norte-americanos desejam que o governo os ajude a fazer a transição para a mobilidade elétrica, reduzindo os preços de entrada desse tipo de veículo. 60% dos motoristas dos EUA concordam que incentivos estaduais e federais e descontos de impostos para VEs devem estar disponíveis para todos os consumidores; apenas 12% discordaram desta ação política. 

Eles também querem mais opções de veículos elétricos. Mais de 7 em cada 10 motoristas concordam que os fabricantes de automóveis devem disponibilizar uma variedade maior de tipos de veículos (como SUVs e picapes) em versões totalmente elétricas. Apenas 4% dos motoristas discordaram disso. 

"Um dos grandes benefícios para os consumidores de se tornarem elétricos são a economia geral de custos", diz Harto. "Além dos incentivos e descontos federais, as montadoras devem usar sua força de marketing para educar os consumidores sobre os veículos elétricos, incluindo economia de combustível e manutenção e excelente desempenho."

Uma análise recente da Consumer Reports também descobriu que o custo geral de propriedade do veículo pode ser muitos milhares de dólares mais baixo com um veículo elétrico em comparação com um veículo movido a gasolina ou diesel, dependendo do quanto a pessoa roda.  

Fonte: ElectricCarsReport

Galeria: Audi e-tron (BR)