Cada vez mais envolvida com o desenvolvimento de infraestrutura para a mobilidade elétrica, a Volkswagen apresentou nesta semana o protótipo funcional de um robô capaz de recarregar veículos elétricos. Esta é uma versão funcional do conceito revelado há um ano.
O funcionamento dos robôs de carregamento móvel é muito simples: uma vez que o carro esteja estacionado, eles podem ser ativados através do aplicativo, ou automaticamente graças à conectividade Car-to-X , através da qual eles podem se comunicar diretamente com o 'carro.
Mais uma vez, graças à conectividade Car-to-X, assim que o processo de carregamento for concluído ou o proprietário chegar, as baterias para carregamento são desconectadas automaticamente.
Criar uma infraestrutura de carregamento eficiente para o futuro é uma tarefa fundamental que representa um desafio para toda a indústria. Estamos desenvolvendo soluções para ajudar a evitar intervenções únicas e caras. O robô e nossa estação de carga rápida flexível são apenas dois exemplos
A julgar pelo conceito, a capacidade de cada bateria externa é de 25 quilowatts-hora e elas são capazes de fornecer carga de corrente contínua com capacidade de até 50 kWh.
A vantagem do robô, segundo os criadores, é que não há necessidade de criar uma infraestrutura de carregamento completa em grandes estacionamentos e equipar todas as vagas com um ponto de carregamento, que nem todos os motoristas irão utilizar.
Em vez disso, os proprietários de centros comerciais, por exemplo, poderão equipar seus estacionamentos apenas com uma estação de carregamento compacta para baterias externas e vários robôs que ficarão com a tarefa de recarregar os carros. A Volkswagen sugere também a possibilidade de produção em massa de tais dispositivos, mas ainda não disse em quanto tempo isso deve ocorrer.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos