A nova fábrica chinesa onde a Tesla produzirá 10.000 carregadores rápidos Supercharger V3 por ano já está encaminhada. Agora, nessa frente, sabemos também que a unidade entrará em operação no primeiro trimestre deste ano. Mas a montadora de Elon Musk tem mais novidades.
Na verdade, na própria Gigafactory Xangai, Elon Musk decidiu dar vida a um novo centro de design dedicado aos carros concebidos e produzidos localmente. Isso foi revelado pela agência de notícias chinesa Xinhua, que está convencida de que com essa mudança a Tesla está definitivamente se preparando para iniciar o projeto do carro compacto de US$ 25.000 (R$ 128.000), do qual tanto se falou.
O carro em questão, do qual já foram lançadas algumas renderizações, deve começar a ser desenvolvido em breve e poderá chegar ao mercado em cerca de 3 anos.
Talvez antes, dado que Musk, movido pelos excelentes resultados que o Model Y está obtendo no mercado asiático, poderia decidir reduzir os prazos do cronograma. Mesmo no SUV compacto, na verdade, a Tesla forçou o ritmo ao antecipar a produção e o marketing.
A China, primeiro país do mundo na venda de carros elétricos, é povoada por modelos muito baratos, alguns com preço abaixo de 5.000 euros (R$ 31.600). Um Tesla com quase metade do custo de um Model 3 poderia aumentar enormemente a penetração da marca naquele mercado e, conseqüentemente, em muitos outros, inclusive na Europa.
A esse respeito, resta saber se aquele Tesla de "baixo custo" também estará à Europa ou se, como parecia entender no passado, chegará outro, com uma abordagem semelhante, mas projetado e produzido diretamente em Berlim, de onde inicialmente o Model 3 e o Model Y serão lançados.
Com esses novos modelos no mercado e também calculando a tendência geral do mercado de carros com emissão zero, a Tesla não terá dificuldades para estabelecer novos recordes de volume de vendas. Falando disso, fazendo um balanço de 2020, o fabricante de Palo Alto perdeu por pouco a meta histórica de entregar 500.000 carros em um ano. Apesar dos imensos esforços, Elon Musk não conseguiu sobreviver a um punhado de carros, apesar de registrar um resultado histórico.
Carro | Produção 2020 | Entregas 2020 |
Model S / X | 54.805 | 57.039 |
Model 3 / Y | 454.932 | 442.511 |
Total | 509.737 | 499.550 |
Em 2020, a Tesla vendeu globalmente 499.550 unidades: apenas 450 abaixo da meta estabelecida. Considerando que a estimativa de meio milhão de carros foi feita no início do ano e que não foi revista para baixo nem mesmo em face da pandemia, é obviamente um caso de sucesso.
As estimativas de Wall Street são ligeiramente mais baixas e falam de 481.261 carros entregues, mas a importância do resultado não muda. E Elon Musk agradeceu publicamente a seus funcionários com um tweet celebrando seu compromisso e esforços.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país