China reduzirá incentivos para carros elétricos devido à recuperação nas vendas
O governo chinês planeja reduzir os subsídios em 20% para elétricos e híbridos plug-in em 2021
De acordo com o Ministério da Economia chinês, em 2021, os subsídios para veículos que por lá são chamados de new energy (elétricos, híbridos plug-in e a células de combustível) serão reduzidos em um quinto em relação aos valores atuais.
A notícia chega logo após as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in não apenas se recuperaram, mas terem um aumento expressivo e atingirem um novo recorde mensal em novembro.
Galeria: NIO EC6 - Chengdu Auto Show
Os breves relatos da mídia local dizem que os subsídios para automóveis de passageiros serão 20% menores, enquanto para o transporte público (ônibus, táxis), essa redução ficará em 10%.
A mudança parece razoável e acreditamos que não deva afetar o mercado de forma significativa o suficiente para impedir o seu crescimento, como o corte maior fez em meados de 2019. Os subsídios estatais estarão disponíveis pelo menos até o final de 2022.
Será muito interessante ver se a China continuará a oferecer incentivos para os veículos elétricos com baterias substituíveis (sem limite de preço) mais do que para outros segmentos, uma medida que ajudou significativamente a fabricante local NIO a crescer rapidamente em 2020 - a startup teve forte crescimento nas vendas e já é a quarta empresa automotiva global em valor de mercado, superando a GM.
A China espera emplacar de 1,8 milhões de veículos eletrificados em 2021 (em comparação com 1,3 milhão em 2020) e atingir uma participação de mercado do segmento zero emissões de 20% em 2025 (quase 6% este ano).
Devemos lembrar que os subsídios não são a única ferramenta de apoio à adoção dos veículos plug-in e FCEV, já que a China impôs uma exigência aos fabricantes de obter uma determinada pontuação (número de créditos) para as vendas desses veículos. Este requisito aumentará em 2021 de 12% para 14%.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Recarga de 600 km em 10 minutos: o salto das baterias chinesas
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro