Lançado por aqui em abril do ano passado, o Audi e-tron foi o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2020, desbancando o Chevrolet Bolt, líder de vendas no primeiro semestre. Ao todo foram 183 unidades comercializadas do primeiro carro elétrico da marca alemã a chegar ao mercado.
A versão SUV, que foi lançada primeiro, teve 133 emplacamentos durante o ano passado, enquanto a carroceria Sportback, que chegou somente em setembro, teve 50 unidades comercializadas.
Para Daniel Rojas, Diretor de Vendas da Audi do Brasil, “ter o nosso primeiro veículo elétrico como líder de mercado em seu primeiro ano no País prova que a empresa está no caminho certo. Para os próximos meses, teremos uma variedade ainda maior de produtos 100% elétricos com a chegada dos novos e-tron S Sportback, e-tron GT e RS e-tron GT, em linha com a estratégia da empresa em promover cada vez mais a mobilidade premium sustentável”.
Tendo recebido vários prêmios no ano passado, Prêmio Abiauto, Prêmio Americar, Prêmio L’Auto Preferita, Prêmio Mobilidade Estadão, Prêmio TopCar TV e Prêmio UOL Carros, o Audi e-tron tem feito sucesso em vários mercados globais, principalmente na Europa, onde também ocupa a liderança em países como a Noruega, um mercado-chave para os carros elétricos.
Construído sobre a plataforma MLB Evo do Grupo Volkswagen, o e-tron na versão regular vem equipado com dois motores elétricos e tração integral para um total de 408 cv de potência 67,7 kgfm de torque máximo.
O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg e é composto por 36 módulos de alumínio, que deixam o centro de gravidade do Audi e-tron semelhante ao de um sedã. Pelo ciclo WLTP, o SUV possui autonomia de até 436 quilômetros e o Sportback de até 446 quilômetros.
Atualmente, ambos os modelos da linha e-tron estão disponíveis nas 14 concessionárias Audi Center que possuem a bandeira e-tron no país.
A Audi também anunciou em fevereiro um investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos, que contempla a instalação de 200 pontos até 2022. O objetivo é instalar os pontos de recarga em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes. Até o momento, mais de 50 pontos já foram instalados nas principais capitais do Brasil.
Além da infraestrutura oferecida pela Audi, a marca também se aliou à EDP, Porsche e Volkswagen para instalar 30 estações de recarga ultra rápida localizadas em estradas e rodovias pelo território brasileiro. Nas estações de 150 kW o Audi e-tron carrega até 80% da bateria em apenas 30 minutos.
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