Uma startup germano-indiana chamada Nunam está colocando três tuk-tuks elétricos nas ruas indianas usando baterias recicladas de veículos elétricos da Audi.

Alimentados por módulos de bateria usados retirados de unidades de teste do Audi e-tron, esses tuk-tuks elétricos servem ao propósito de mostrar como módulos feitos com baterias de alta tensão podem ser reutilizados após o ciclo de vida do carro e se tornarem viáveis como acumuladores de segunda vida.

Como um propósito secundário, os três tuk-tuks elétricos fortalecerão as oportunidades de trabalho para as mulheres na Índia, transportando seus bens para o mercado para a venda sem a necessidade de intermediários.

Galeria: Audi - conceito de tuk-tuk elétrico

Financiada pela Audi Environmental Foundation, a startup sem fins lucrativos Nunam desenvolveu os três protótipos em colaboração com a equipe de treinamento na fábrica Neckarsulm da Audi, marcando o primeiro projeto conjunto entre a Audi AG e a Audi Environmental Foundation, além da Nunam.

Os e-tuktuks alimentados por módulos de bateria do Audi e-tron usados estão programados para chegar às ruas indianas pela primeira vez em um projeto piloto no início de 2023.

Conceito de tuk-tuk alimentado por baterias Audi de segunda mão

O principal objetivo da startup é desenvolver maneiras de usar baterias antigas como sistemas de armazenamento de energia de segunda vida, tanto ampliando suas vidas quanto usando os recursos de forma mais eficiente.

Por que começar com tuk-tuks? Chatterjee diz que esses veículos têm "uma ecoeficiência ideal", já que o motor elétrico não precisa ser particularmente potente, ajudando o veículo a alcançar um peso relativamente baixo. Além disso, a bateria de alta densidade energética é superior aos e-tuk-tuks comuns atualmente em uso na Índia que possuem baterias de chumbo-ácido, que têm uma vida útil relativamente curta e muitas vezes não são descartadas de forma adequada. 

E enquanto os típicos motoristas de tuk-tuks recarregam seus veículos principalmente com eletricidade de rede pública, que tem uma alta proporção de energia a carvão na Índia, os e-tuk-tuks da Nunam serão carregados usando energia de estações de carregamento solar criadas nas instalações do parceiro local.

Além dos três tuk-tuks destinados ao uso rodoviário na Índia, os estagiários da Audi na fábrica de Neckarsulm estão desenvolvendo um conceito de tuk-tuk adicional em cooperação com a Nunam. O veículo estará em exposição e estará disponível para test drives no Greenwich Festival, em Berlim, a partir de 22 de junho.