Vendas de carros elétricos e híbridos cresceram 91% na Colômbia em 2020
BYD e Toyota se destacam no promissor mercado do país sul-americano
Se consolidando como o segundo maior mercado da região para veículos eletrificados, a Colômbia comemorou em 2020 o crescimento de 91,8% nas vendas desse tipo de veículo de acordo com os dados da andemos.org. Considerando os carros híbridos, híbridos plug-in e elétricos, o total de emplacamentos foi de 6.011, quase o dobro das 3.134 unidades de 2019.
Híbridos
Entre os carros híbridos o destaque é a Toyota, que prevaleceu com o Corolla Hybrid, um híbrido convencional que custa 81.900.000 pesos (R$ 129.650) e emplacou 1.917 unidades no ano passado, possuindo até fila de espera, de acordo com a imprensa especializada colombiana.
Galeria: BYD Yuan BEV
Sozinho, o sedã japonês desbancou as vendas totais de eletrificados da Kia, que comercializa no país sul-americano os modelos Niro, Sportage e Optima. Juntos eles tiveram 955 emplacamentos. Em terceiro lugar ficou a Ford, que vendeu 713 exemplares do utilitário Escape e do sedã Fusion, ambos híbridos convencionais.
Elétricos
Bem conhecida dos colombianos, a chinesa BYD foi a empresa que mais vendeu veículos elétricos no país. Foram 465 emplacamentos em 2020, incluindo 120 ônibus elétricos para o serviço de BRT da capital Bogotá - em 2021 as entregas de ônibus devem superar as 1.000 unidades.
Entre os carros de passeio o destaque foi a Renault, que embora tenha sofrido uma forte queda na comparação com 2019, conseguiu emplacar 197 veículos. Outra marca que faz sucesso no país vizinho é a Oransh, empresa que comercializa o M2 da chinesa Today Sunshine com marca própria - estamos falando de 185 veículos que entraram na frota de locação da Muverang.
Fonte: VEC
Galeria: Toyota Corolla Hybrid - Avaliação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
BYD Dolphin Mini supera até modelos a gasolina e lidera ranking na China
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD Song Pro bate recorde de vendas no Brasil após redução de preço
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA