• Montadora líder mundial em veículos elétricos expande operação
  • Novos SUVs 100% elétricos da BYD também serão vendidos na Europa
  • BYD Yuan é SUV elétrico chinês com visual inspirado no Ecosport

BYD é líder mundial no segmento de veículos elétricos, possui parcerias com várias montadoras, como a Toyota, e agora está ampliando suas operações na Colômbia. Mesmo com uma linha moderna e muita tecnologia, ainda dispõe em seu portfólio de um modelo inspirado num conhecido SUV brasileiro. O Yuan é um SUV compacto 100% elétrico que bebeu na mesma fonte de design do Ford Ecosport, novidade que será vendida no país vizinho.

As primeiras entregas começam no segundo semestre de 2020, com um lote de 132 carros elétricos. Por intermédio da distribuidora local Motorysa, além do Yuan, a gigante chinesa também venderá o Tang, um SUV de maior porte e com belo estilo próprio."Vamos alavancar sua rede de vendas local para acelerar a adoção de veículos elétricos, ajudando os governos locais a continuarem a facilitar o transporte de emissão zero", disse Audrey Li, Gerente Geral do Departamento de Automóveis de Passageiros da BYD America Auto Sales.

Galeria: BYD Yuan BEV

O BYD Yuan, embora tenha visual inspirado no Ecosport, tem detalhes de estilo com algumas soluções mais interessantes. A coluna C, por exemplo, tem desenho que realmente dá a sensação do teto flutuante quando oferecido com duas pinturas. Na dianteira, uma grade dá a identidade da marca e os faróis de LED deixam o conjunto bem harmonioso.

Em termos técnicos, o BYD Yuan possui bateria de 53,22 kWh que oferece autonomia de 
410 km no uso normal ou até 535 km em condições de baixa velocidade constante. A fabricante japonesa não divulgou todos os dados de desempenho, mas destaca que a aceleração de 0 a 50 km/h é feita em 3,9 segundos. A potência divulgada é de 120 kW (160 cv) e 28 kgfm de torque. Outro dado interessante é o carregamento de 0 até 80% poder ser concluído em até 1h10 em carregadores rápidos.

Galeria: BYD Tang EV

Já o BYD Tang, modelo que será vendido na Europa e Estados Unidos, é um SUV de maior porte de 4.870 mm de comprimento e possui bateria de 82,8 kWh. A versão mais potente tem autonomia de 500 km em condições normais de uso a até 600 km rodando em velocidade baixa constante. Com dois motores elétricos, um em cada eixo, o SUV de tração integral entrega potência total de 360 kW (489 cv) e torque de 33,65 kgfm. Este conjunto permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. Já o tempo de recarga rápida informado é de 30 minutos para 30 a 80% da bateria.

Colômbia tem plano de estímulo a veículos eletrificados

Nos últimos anos, a Colômbia tem enfrentado um aumento constante nos índices de poluição nos centros urbanos, o que levou o governo local a aprovar em 2017 uma série de políticas bem sucedidas de incentivo para os veículos eletrificados.

Ampliando essas medidas, em julho do ano passado o país estipulou uma lei que determina que ao menos 30% dos veículos novos particulares e os sistemas de transporte público terão que ser elétricos dentro de um período máximo de 6 anos. A previsão é de que com essas iniciativas o mercado local de carros elétricos irá passar por uma grande expansão.

Conhecida principalmente por seus ônibus elétricos, a BYD atua no mercado colombiano desde 2012 e vem expandindo suas operações para outros países da América Latina. Globalmente, ônibus, táxis e outros veículos elétricos da marca estão presentes em mais de 50 países.

Brasil

A primeira fábrica de BYD foi inaugurada em Campinas (SP) em 2015 e atualmente produz ônibus elétricos, empilhadeiras e módulos fotovoltaicos entre outros componentes do segmento. Em janeiro deste ano, a marca chinesa fez uma proposta para compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) (ainda sem conclusão) para expandir suas operações no país.

Fonte: ElectricCarReport