Em meados de dezembro de 2020, publicamos a notícia de que o Baidu - o equivalente do Google na China - estava procurando uma montadora para produzir seus próprios carros elétricos. O motivo é semelhante ao que o Google teve para fundar o Waymo: pesquisar a condução autônoma. Na verdade, o Baidu provavelmente deseja implementar a tecnologia em seus futuros carros elétricos.
De acordo com o comunicado de imprensa conjunto, a Geely ajudará o Baidu, oferecendo a sua recém-lançada plataforma SEA (Arquitetura de Experiência Sustentável). Suas principais vantagens são a modularidade: você pode fazer carros do segmento A até o segmento E com autonomia de até 700 quilômetros NEDC e uma bateria com vida útil de 2 milhões de km.
Além disso, o Baidu adicionará seu "portfólio completo de tecnologias, incluindo a condução autônoma Apollo, DuerOS para Apollo e Baidu Maps". Se você está tentando entender o movimento como nós, provavelmente deveria se concentrar no Apollo.
Isso não tem relação com o supercarro alemão que se tornou uma marca de Hong Kong, mas sim com uma empresa diferente que se dedica à condução autônoma. Em seu site, a Apollo do Baidu fala sobre o robotáxi que o Baidu está desenvolvendo com a FAW e que você pode ver no vídeo abaixo.
Curiosamente, o Baidu está testando a tecnologia Apollo, oferecendo aos clientes regulares do Baidu Maps viagens gratuitas em seus robôs-eixos em Hebei. Os carros têm um motorista profissional e um engenheiro monitorando o veículo nessas viagens, uma abordagem muito diferente da que a Tesla tem em sua pesquisa de tecnologia autônoma.
De acordo com o CEO do Baidu, Robin Li, a indústria de condução autônoma entrará no estágio de comercialização total em 2025. Se for realmente esse o caso, essa estratégia do Baidu faz ainda mais sentido.
Quando a tecnologia autônoma da empresa estiver pronta para produção - não em teste beta - ela deseja ter seu próprio carro elétrico para vender. Mais do que um produto, será uma plataforma para o verdadeiro produto do Baidu. Só esperamos que a empresa não seja tão persistente em vendê-lo quanto seus programas de desinstalação.
Fonte: Baidu, Geely e South China Morning Post
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Geely terá sistema híbrido com 2.000 km de alcance para peitar a BYD
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Geely revela carro elétrico urbano 'estiloso'; rival do BYD Dolphin
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Aegis Lithium: Bateria à "prova de balas" da Geely desafia Blade da BYD