Em comparação com a média da indústria de 8-10 por cento em veículos de luxo, a margem de quase 30% é excelente

De acordo com uma análise recente da Guosen Securities, o Tesla Model Y produzido na Gigafactory Xangai da empresa na China tem uma margem de lucro bruto de 29,4%. A empresa fez um levantamento para descobrir o custo de produção do modelo e o comparou com o preço de varejo atual do crossover elétrico.

A Tesla lutou para conseguir ter lucro durante anos. Atualmente está bastante ocupada se preparando agressivamente para o futuro e tentando produzir carros elétricos a um custo razoável para que possa vendê-los para as massas. Os carros normalmente não são muito lucrativos, especialmente quando comparados com outros produtos. Isso é ainda mais verdadeiro para os elétricos, cuja produção é muito cara, ao menos por enquanto.

Galeria: Tesla Model Y 2020

Sabemos que as margens da Tesla estão melhorando, uma vez que ela relatou lucro nos últimos cinco trimestres consecutivos. No entanto, esse lucro também é fruto de um volume de produção e entregas maiores, além da entrada de créditos regulatórios. A maioria das vendas da Tesla agora vem de seu Model 3, bem como do mais novo Model Y. Como a empresa agora está vendendo carros mais baratos em vez de seus modelos principais, o volume e a margem de lucro são fundamentais.

De acordo com a matéria publicada pela Teslarati, a empresa diz que o Model Y feito na China custa  ¥ 237.930 (R$ 195.600) para ser produzido. A Tesla está vendendo o SUV elétrico na China por ¥ 339.900 (R$ 280.400). Isso não apenas sugere que a Tesla terá um grande lucro com a venda do modelo no país asiático, mas também significa que a montadora pode facilmente reduzir o preço daqui para frente, o que ela já fez com outros modelos no passado.

Em comparação com a média da indústria de cerca de 8-10 por cento de margem bruta em veículos de luxo, a margem de quase 30% do Model Y é excelente. Relatórios anteriores sugeriram que o Model 3 Standard Range Plus, fabricado na China, tem um desempenho ainda melhor, com uma margem de lucro bruto próxima a 40%. A Tesla China reduziu o preço do Model 3 desde a época dessa informação.