Reveladas durante o evento Battery Day, há poucos dias, as novas baterias estruturais e novas células 4680 serão inauguradas no Tesla Model Y produzido na Giga Berlin. Elon Musk, CEO da Tesla, confirmou a informação nesta semana em uma resposta no Twitter, surpreendendo o mercado, pois acreditava-se que as novidades iriam estrear na picape elétrica Cybertruck e no esportivo Model S Plaid.  

“Berlim usará células 4680, baterias estruturais e fundições exclusivas na frente e atrás. Além disso, [também vai estrear] um novo sistema de pintura. Muitas novas tecnologias serão produzidas em Berlim, o que significa um risco significativo. Fremont e Xangai farão a transição em dois anos, quando a nova tecnologia for testada."

Galeria: Tesla Model Y 2020

A Tesla afirma que a nova configuração estrutural permitirá redução de 10% no peso e aumento de 14% na autonomia, graças a um sistema de montagem mais simples, onde as baterias são alojadas diretamente no próprio veículo, sem uso de componentes intermediários (serão utilizadas 370 peças a menos). Segundo a empresa, isso também irá beneficiar a rigidez estrutural e o comportamento dinâmico do veículo.

Tesla - Battery Day

Anunciada por Elon Musk durante o Battery Day, a nova célula 4680 é maior (mede 46 mm x 80 mm), oferece 6 vezes a potência das células anteriores, 5 vezes a capacidade de energia e adiciona 16% de autonomia e ainda reduzirá o custo da bateria em dólares por kWh em cerca de 14% - uma das principais inovações dessa célula será o design de "eletrodo sem mesa", que elimina as abas usadas no cátodo e ânodo para conectar aos terminais de alojamento.

Com relação ao demais modelos da Tesla, Elon Musk também informou que os seus carros elétricos com autonomia intermediária utilizarão as baterias LFP (ferro-fosfato-lítio), que já equipam o Model 3 feito na China. A química LFP sem cobalto alia vida útil mais longa e baixo preço, embora fique devendo no quesito densidade de energia. 

Galeria: Tesla Battery Day 2020