Em sua assembleia geral anual com acionistas, a GWM - Great Wall Motor revelou novidades interessantes na corrida pela primazia da mobilidade elétrica. A grande estrela do evento foi o anúncio de baterias de estado sólido funcionais, abrindo caminho para uma nova era de veículos elétricos mais eficientes e seguros.
Como já dissemos, as baterias de estado sólido são consideradas o Santo Graal da tecnologia de baterias devido à sua alta densidade de energia, maior estabilidade e segurança aprimorada, além da capacidade de operar em uma ampla faixa de temperaturas. Ao contrário das baterias tradicionais que usam um eletrólito líquido, as baterias de estado sólido possuem todos os componentes em estado sólido, eliminando o risco de incêndios e explosões.
A GWM já deu o primeiro passo crucial nesse campo, desenvolvendo células tipo bolsa de estado sólido em pequena escala. O desafio agora é tornar a produção economicamente viável para seu uso em larga escala em veículos elétricos. As baterias de estado sólido têm o potencial de revolucionar o mercado de veículos elétricos, oferecendo maior autonomia, tempos de recarga mais rápidos e uma experiência de direção mais segura, sem contar o custo de produção mais baixo, o que ajudará a baratear os carros elétricos.
Além das baterias de estado sólido, a GWM também apresentou outras inovações tecnológicas. A empresa desenvolveu uma célula de bateria de supercarregamento 4C, capaz de adicionar até 500 km de autonomia em apenas 10 minutos. Essa tecnologia inovadora redefine os tempos de recarga, tornando os veículos elétricos mais práticos e atraentes para o consumidor.
No front de lançamentos, a GWM anunciou a apresentação do Tank 800, que se tornará o novo carro-chefe da marca Tank até o final do ano. Para os fãs de carros elétricos, a empresa também revelou uma versão renovada do Lightning Cat, com lançamento previsto para o segundo semestre.
Com esses avanços tecnológicos e lançamentos, a GWM segue avançando e conquistando um espaço cada vez maior no mercado chinês, onde a competição no segmento de elétricos e eletrificados é a mais feroz do mundo. Isso sem deixar de lado a expansão global da empresa, que, inclusive, tem planos ambiciosos também para o mercado brasileiro.
Fonte/Fotos: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
BYD iniciará produção no Brasil com Song Pro e Dolphin Mini
Mercedes-Benz trabalha em baterias para EVs com dois tipos de química
BYD bate meta de vendas de eletrificados em 2024 e atinge novo recorde
BYD: nova geração da bateria Blade com mais autonomia chega em 2025
Carlos Tavares renuncia ao cargo de CEO da Stellantis após divergências
Baterias de carros elétricos: vida útil pode ultrapassar os 20 anos