O Tesla Battery Day está em andamento. É o dia bastante aguardado sobre o qual falamos há meses. O objetivo da Tesla é acelerar o advento da energia sustentável e o Battery Day é uma forma de mostrar ao mundo como a empresa planeja fazer isso. Durante o evento, o CEO da empresa, Elon Musk, revelou sua nova célula de bateria, agora conhecida como 4680.
A Tesla tem trabalhado para descobrir o ponto ideal quando se trata de tamanho, formato e custo da célula, tendo em mente o impacto na autonomia e no desempenho. O objetivo final é a produção de células 'tabless'. A nova célula confirmada hoje é maior (mede 46 mm x 80 mm), oferece 6 vezes a potência das células anteriores, 5 vezes a capacidade de energia e adiciona 16% de autonomia. E ainda reduzirá o custo da bateria em dólares por kWh em 14%.
Galeria: Tesla Battery Day 2020
Para cumprir sua missão, a Tesla necessita que a produção de baterias para veículos cresça 100 vezes em relação aos números atuais. A empresa norte-americana planeja fazer isso por meio de uma série de projetos, incluindo as suas giga-fábricas e células mais acessíveis, o que levará a carros mais baratos.
Os carros elétricos devem, eventualmente, ser acessíveis para todos. Em primeiro lugar, o plano é cortar o custo da bateria por kWh pela metade. No entanto, há muitos fatores a considerar, assim como muitos desafios, incluindo problemas térmicos e questões de carregamento.
O processo de fabricação e a química, entre outros avanços, serão combinados com a nova célula de bateria para reduzir significativamente os custos. Mais informações na galeria de fotos acima (em inglês) na forma de slides da apresentação.