Elon Musk, o fundador e CEO da Tesla, tem a missão de fazer sua empresa lançar carros elétricos mais baratos. O próximo grande projeto é a criação de um hatchback, provavelmente baseado no Model 3, que poderia ser construído na nova fábrica da empresa na região de Berlim, na Alemanha, e ter como alvo o mercado europeu, ainda afeito aos hatchbacks.

O site britânico Autocar cita uma fala de Musk durante uma recente teleconferência com investidores, dizendo:

"Não teremos sucesso em nossa missão se não tornarmos os carros acessíveis", acrescentando: "O que mais me incomoda sobre onde estamos agora é que nossos carros não são acessíveis o suficiente. Precisamos consertar isso."

Galeria: Tesla Model 3 - China

Nenhuma palavra sobre quando este hatchback, bem como um possível veículo menor, serão lançados. Eles certamente devem estar guardados para um futuro não muito próximo, dado o fato de que a Tesla ainda precisa lançar o Cybertruck, o Roadster e o Semi (sem contar que a pandemia também afetou os planos e cronogramas de lançamento da maioria das montadoras).

Este hatchback seria um rival direto para o Volkswagen ID.3, bem como outros elétricos ainda menores que já são vendidos na Europa ou estão prestes a serem lançados. Mas para competir, ele precisa se igualar ou vencer os rivais em termos de preço e uma vez que se espera que seja concebido e construído na Alemanha, a Tesla pode realmente ter uma chance de enfrentar o VW.

Parte da economia de custos virá do uso de uma enorme máquina de fundição de alumínio que simplifica drasticamente o processo de criação do monobloco do carro. A técnica já está em uso na fábrica da Tesla na Califórnia e supostamente reduz o número de peças independentes que se juntam para transformar uma estrutura de setenta componentes em apenas dois.

No entanto, uma vez que o Model 3 é um pouco mais bacana em termos de desempenho que até mesmo o ID.3 mais rápido da gama, é provável que o Tesla hatchback não precise ser tão poderoso quanto o Model 3. Nós também não sabemos como ele poderia ser batizado, mas o Model 2 parece uma solução simples para esse enigma de nomenclatura, embora Elon Musk sempre pode surpreender. A conferir.