• Tesla Model 3 vendeu quase a soma de Hyundai Kona e Kia Niro EV no mercado local
  • Governo da Coreia do Sul pretende conter o avanço da Tesla no país 

A Coreia do Sul observou um ligeiro aumento de 7% nas vendas de carros elétricos e híbridos plug-in durante os primeiros sete meses deste ano, para 22.054, atingindo uma participação média de mercado de 2%.

De acordo com o último relatório do EV Sales Blog, o Tesla Model 3 continua sendo o carro elétrico mais vendido no país, superando com folga os modelos produzidos localmente, embora sua participação no segmento de elétricos tenha se deteriorado de 45% para (ainda respeitáveis) 31%, um fato que acreditamos ser motivado pela oferta limitada do carro. 

Galeria: Tesla Model 3 - China

No total, foram registrados 6.888 Tesla Model 3, em comparação com 5.120 Hyundai Kona Electric e 2.315 Kia Niro EV (e-Niro). O Chevrolet Bolt EV registrou 1.357 unidades. Outro modelo relativamente forte no mercado sul-coreano é o híbrido plug-in BMW 530e, com 1.168 unidades.

Um segmento quase que exclusivo do mercado sul-coreano, os carros com célula de combustível a hidrogênio, teve bons resultados, ou melhor, as vendas do único modelo de produção disponível - Hyundai NEXO. Ele registrou 3.312 emplacamentos, o que o colocaria em terceiro lugar, se considerássemos um plug-in. A participação de mercado é de 0,31%, o que também é difícil de encontrar em qualquer outro lugar.

A razão óbvia por trás da posição relativamente alta do NEXO são os incentivos do governo e o impulso da Hyundai para os FCVs. Vamos aguardar e acompanhar sua evolução no mercado

Voltando ao Model 3, é um feito e tanto um carro estrangeiro alcançar o topo do ranking no país da Hyundai/Kia. No entanto, essa posição de destaque da Tesla na Coreia do Sul pode estar com os dias contados. O governo local estuda retirar a marca norte-americana do programa de subsídios, o que afetaria profundamente as vendas da empresa de Elon Musk no país asiático. 

imagem_externa

Galeria: Hyundai Kona Electric 2019