Em um anúncio surpreendente, a Ford informou na tarde desta segunda-feira (11) que está encerrando toda a sua produção no Brasil. Isso significa que as fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE) terão suas atividades encerradas definitivamente ao longo do ano.
Trata-se de uma mega reestruturação que eliminará cerca de 5.000 empregos na região e resultará em encargos da ordem de US$ 4,1 bilhões. Com isto, deixam de ser produzidos no país os modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport, além do utilitário Troller T4, produzido na fábrica de Horizonte (CE).
"A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável", disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
"Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro."
As linhas de produção dos modelos Ka e Ka Sedan serão encerradas imediatamente, enquanto que a fábrica que produz a linha Troller em Horizonte (CE) irá operar até o último trimestre do ano. No entanto, a marca deixa claro que manterá sua infraestrutura e rede de concessionários, bem como o centro de desenvolvimento em Camaçari (BA), além da sede regional em São Paulo (SP).
Com este movimento, a marca do oval azul passará a operar no país somente com veículos importados, inclusive da Argentina e Uruguai.
No comunicado, a Ford também fala de novos lançamentos em breve, incluindo um veículo híbrido plug-in, que apostamos ser o Escape Hybrid Plug-in.
Trata-se de um modelo que já está cotado para o Brasil há algum tempo, mas acabou sendo adiado por conta do crise global e também de problemas com a bateria de alta tensão em mercados como a Europa, onde, inclusive, houve forte atraso nas primeiras entregas.
Fonte: Ford
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos