Renault revela carro elétrico para compartilhamento 95% reciclável
Marca francesa cria a divisão Mobilize que irá oferecer serviços de compartilhamento e terá uma linha com 4 veículos elétricos
Eletrificação e mobilidade vão ditar a regra cada vez mais dentro da Renault. Nessa semana, entre outras novidades, a marca apresentou a nova divisão de serviços de mobilidade chamada de Mobilize. Junto com a marca foi apresentado o EZ-1, um veículo elétrico de dois lugares e totalmente reciclável, projetado para atender às demandas de compartilhamento nas cidades.
Com visual que remete ao pioneiro Twizy, o super compacto francês assume um significado especial porque representa um pouco do símbolo da nova unidade de negócios Mobilize que a Renault - e Luca De Meo em particular - queria criar para lidar com o compartilhamento de carros e mobilidade compartilhada.
Galeria: Renault Mobilize
Eficiência máxima
O carro, de apenas 2,3 metros de comprimento, tem portas totalmente envidraçadas para máxima visibilidade enquanto se move no trânsito das cidades. Equipado com tecnologia de troca de bateria (semelhante ao modelo da chinesa NIO), permite a troca instantânea da bateria descarregada para evitar as paradas para recarga. Ele terá abertura e partida sem chave, apenas com o uso do celular, e será comercializado com a fórmula pay-per-use que permitirá aos usuários pagar apenas pelo uso real com base no tempo e na quilometragem.
Além de verde em termos de trem de força, o EZ-1 é feito com 50% de materiais reciclados e, quando chegar ao fim de sua vida útil, será 95% reciclável. Para esse processo, os carros serão levados para a fábrica francesa em Flins, onde a Renault irá reformar todos os seus modelos.
Não apenas carros urbanos
O Mobilize colocará o EZ-1 em serviço a partir de 2023, mas começará suas operações ainda neste ano. A empresa vai começar com o Dacia Spring (versão elétrica do Renault Kwid), que no futuro se juntará a outros modelos dedicados, todos caracterizados pela robustez e capacidade de suportar o uso intensivo. Em 2022 será a vez do sedã e mais tarde, após a introdução do EZ-1, também será a vez dos veículos comerciais para as entregas de última milha.
Mobilize é uma marca voltada para diversos tema. Principalmente para frotas corporativas e para empresas que gerenciam plataformas de mobilidade com serviços como car sharing, rotas com motorista, serviços de courier e transporte sob demanda. Junto com os carros, também fornecerá software de gestão desenvolvido na nova divisão de TI da Renault, chamada Software Republic.
Além disso, também investirá no desenvolvimento de soluções inteligentes de carregamento e armazenamento de energia com o duplo propósito de facilitar a transição energética e otimizar os recursos disponíveis.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: Novo Renault Kwid E-Tech 2025 se prepara para a estreia no Brasil
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar