O conceito Renault 5 Prototype é inspirado na versão esportiva do icônico modelo e terá uma versão de produção em 2023

Confirmando rumores recentes, a Renault realmente vai reviver o clássico 5 na forma de um carro elétrico. Durante a apresentação do plano estratégico RENAULuTion, a marca francesa destacou o lançamento de uma família de carros elétricos até 2025, com destaque para a apresentação do Renault 5 Prototype.

Trata-se de um conceito inspirado no mítico R5. É um carro compacto, com estilo retrô e propulsão 100% elétrica. Além disso, segundo Luca de Meo, CEO da Renault, a versão de produção deste carro elétrico será oferecida "a um preço que um grande número de pessoas pode pagar". Ou seja, promete ser um carro elétrico acessível. 

Galeria: Renault R5 Prototype

O futuro carro elétrico compacto da marca francesa será construído sobre a plataforma CMF-B / EV, uma derivação da base CMF-B utilizada na atual geração do Renault Clio vendido na Europa. As especificações técnicas ainda não foram reveladas. 

Como a descrição sugere, o estilo carrega muitos elementos do R5 original da década de 80. A marca o descreve como "divertido e travesso", enquanto o visual se caracteriza pelos faróis retangulares e lâmpadas verticais e rodas inspiradas no R5 Turbo, além da chamativa pintura em um amarelo que ressalta a cor corporativa da Renault. Merece destaque a tomada de recarga posicionada onde seria a entrada de ar no capô.

Renault R5 Prototype - 3/4

Posicionado abaixo do novo Megane elétrico, que será apresentado até o fim deste ano, o novo modelo 5 elétrico deve receber a difícil missão de suceder o Zoe, um carro de sucesso para a marca francesa. O lançamento da versão de produção deste novo modelo está prevista somente para o final de 2023.