A Renault pode girar em torno do novo plano estratégico Renaulution agora, mas ao mudar drasticamente seu modelo de negócios (para se concentrar mais em veículos eletrificados e suas glórias do passado), ela não necessariamente abandonará nenhum de seus nomes estabelecidos nos últimos anos, diferente do que foi especulado recentemente.
Em outras palavras, mesmo que a montadora francesa esteja planejando lançar um carro elétrico urbano inspirado no icônico hatchback 5, isso não significa que ele irá substituir diretamente o Clio ou o Zoe, embora sejam quase do mesmo tamanho.
Com base no que foi dito neste artigo da Autocar, tanto o Clio quanto o Zoe vão coexistir com o novo elétrico 5, mesmo que haja alguma sobreposição entre esses modelos. A matéria cita Gilles Vidal, o novo chefe de design da Renault, que disse:
"Agora é a hora de desafiar o que existe neste momento. Não se trata de substituir o Clio como tal, mas há dúvidas sobre o Clio e o Captur: o que representam, que fonte de energia devem utilizar dependendo dos regulamentos de cada país - e isso muda a cada mês. Você precisa ser capaz de se adaptar a tudo o que acontece com sua estratégia global de produtos e soluções de energia. Não sabemos ao certo se isso irá substituir alguma coisa, mas se você olhar para o segmento B, talvez haja muitos em algum ponto, então alguns irão desaparecer. Não posso dizer qual neste momento."
Isso é apoiado por declarações anteriores feitas pelo vice-presidente do Grupo Renault, Laurens van den Acker, que confirmou que o Zoe continuaria a ser vendido. O raciocínio por trás disso é simples, na verdade: trata-se do carro elétrico mais vendido da Europa, e é mais sensato manter a nomenclatura do que substituí-la por algo completamente novo.
O carro elétrico inspirado no Renault 5 é esperado para estrear em 2023, supostamente ao lado de um modelo 4L (ainda não confirmado) reinterpretado. Realmente nos perguntamos se a Renault também manterá o Twingo em sua gama, ou se será substituído por um dos dois novos modelos mencionados. Nenhuma menção sobre isso é feita na matéria, portanto, podemos apenas especular neste ponto.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Renault 4 elétrico resgata história de sucesso atualizada