A história da DeLorean, uma fabricante de automóveis que, graças à bem-sucedida saga de filmes 'De Volta para o Futuro', ganhou fama mundial, tem sido tão fascinante quanto - infelizmente - curta. Seu único modelo, o DMC-12, foi vendido em 9.200 unidades durante a primeira metade da década de 1980, mas a empresa fechou as portas após menos de 10 anos no mercado.
No entanto, a marca e todos os ativos do fabricante foram adquiridos por uma empresa texana que continua a se chamar DeLorean Motor Company e que se tornou um cruzamento entre a maior oficina dedicada à Casa e o verdadeiro herdeiro. Apenas a partir do novo DeLorean, o novo DMC-12 pode renascer, e como um carro totalmente elétrico.
Fundado em 1997, a nova DeLorean passou a herdar o nome e todos os componentes restantes. O objetivo era duplo: lidar com reparos e venda de peças de reposição por um lado e iniciar uma produção em pequeno volume do carro esportivo que estava por outro.
Tudo ia bem para a primeira atividade, e tudo muito ruim para a segunda. Depois de um quarto de século, o DMC-12 nunca mais voltou à vida, principalmente devido ao fato de os motores 2.8 V6 produzidos por uma joint-venture entre a Peugeot, a Renault e a Volvo que o montava já não existir mais.
A atual DeLorean, entretanto, anunciou em seu blog que as coisas podem mudar em breve. Poder aproveitar as isenções concedidas nos Estados Unidos pelo "Low Volume Motor Vehicle Manufacturers Act", que, como você pode imaginar, é voltado para quem produz carros em pequenas quantidades (algo semelhante ao que permite à Alemanha vender os elétricos chineses para testes de colisão), pode substituir aquele V6 por um trem de força novo.
A escolha parece ter recaído sobre um sistema de emissão zero. Os motivos são vários: o primeiro diz respeito à necessidade de enquadramento em determinados níveis de emissões; a segunda é o fato de que com o tempo a cadeia de suprimentos inicialmente planejada para a produção foi lentamente desaparecendo de cena e agora seria mais fácil construir uma cadeia de fornecedores com foco em um trem de força elétrico.
O alvoroço diante dessas declarações foi muito grande. Felizmente, entre os detratores que não aceitariam um renascimento "verde" do DMC-12 e os entusiastas que veem a conversão para elétrico como uma excelente maneira de reviver o fascinante carro esportivo com carroceria de alumínio e abertura de porta em asa de gaivota, os últimos eram muito mais numerosos.
A DeLorean ainda não tomou uma decisão final, mas com certeza conquistou o apreço dos fãs. E com Biden fresco na presidência dos Estados Unidos, não é certo que ele não decida realmente por prosseguir, cavalgando os pesados investimentos que serão alocados em prol de iniciativas de baixo impacto ambiental.
Se a nível oficial o projeto ainda aguarda luz verde, na Itália lembramos que um DeLorean elétrico estreou em 2011. O projeto foi tocado por Daniele Invernizzi, fundadora da Ev-Now! assim como o nosso ônibus elétrico , e levou ao nascimento de uma versão de emissão zero inteiramente Made in Italy capaz de atingir velocidades de 200 km/h.
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