Bateria para carros elétricos que recarrega em 5 minutos estreará em breve
StoreDot faz a primeira demonstração da tecnologia e diz que a produção em série está muito próxima
Um dos itens mais questionados das baterias, o tempo de recarga, parece que está muito perto de deixar de ser um problema para os donos de carros elétricos. É o que afirma a empresa israelense StoreDot, pioneira na chamada tecnologia de bateria de carregamento extremamente rápido (XFC).
Nesta semana, a empresa de tecnologia, que tem o apoio de parceiros como Mercedes, BP, TDK e Samsung realizou uma nova demonstração bem sucedida da nova tecnologia. O CEO da empresa disse que "esta foi a primeira vez que pudemos mostrar uma bateria totalmente padrão, diretamente da linha de montagem, carregando em cinco minutos".
Isso representa um marco significativo para a empresa em sua missão de eliminar a chamada ansiedade de alcance e recarga de veículos elétricos (EVs), demonstrando a viabilidade comercial das baterias XFC pela primeira vez.
Galeria: StoreDot - baterias
A StoreDot está lançando o primeiro lote de produção de células de amostra, que tem como objetivo mostrar a tecnologia para carros elétricos potenciais e parceiros da indústria. Esta bateria de primeira geração foi usada para demonstrar a carga completa de um EV de duas rodas em apenas 5 minutos pela primeira vez e pode oferecer carregamento ultrarrápido para uma série de outras aplicações, como drones comerciais e até eletrônicos.
Em linhas gerais, a tecnologia que permite menor tempo de recarga se baseia na criação de um ânodo à base de silício para substituir o grafite. Este ânodo foi então montado em células especiais feitas em colaboração com a Amicell que permitem que a segurança e durabilidade da bateria permaneçam inalteradas.
O Dr. Doron Myersdorf, CEO da StoreDot, comentou:
"A StoreDot continua a crescer cada vez mais à medida que nos aproximamos de tornar nossa visão de carregamento de 5 minutos de VEs uma realidade comercial. Nossa equipe de cientistas de ponta superou desafios inerentes ao XFC, como segurança, ciclo de vida e expansão, aproveitando materiais inovadores e design de células. O anúncio de hoje é um marco importante, movendo o XFC pela primeira vez além da inovação no laboratório para um produto comercialmente viável que é escalonável para produção em massa. Isso abre caminho para o lançamento de nossa bateria de protótipo de ânodo com predominância de silício de segunda geração para veículos elétricos ainda este ano."
O executivo ainda completa que a empresa foi fundada para alcançar o muitos disseram ser impossível - desenvolver baterias que podem ser recarregadas completamente em apenas 5 minutos. A empresa já fez demonstrações anteriores dessa tecnologia: em 2019 com uma scooter elétrica e há poucos meses com um drone comercial. "Estamos prestes a realizar uma revolução na experiência de carregamento de EVs que removerá a barreira crítica para a adoção em massa de veículos elétricos."
Outra vantagem importante é que a StoreDot pode produzir suas baterias XFC (Extreme Fast Charging) aproveitando as mesmas linhas de produção existentes dedicadas à fabricação das atuais células de íon-lítio - a previsão de lançamento, segundo a empresa, é entre o fim deste ano e o começo de 2022.
Fonte: StoreDot
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Troca de bateria do Nissan Leaf usado: até 500 km de autonomia
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Tesla está secretamente trocando as baterias das primeiras Cybertruck
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Durabilidade das baterias de carros elétricos surpreende em novos testes