Embora a Karma Automotive até agora só tenha anunciado carros híbridos plug-in e totalmente elétricos, parece que também há planos para um meio de propulsão que ainda não é tão popular. Você já deve saber sobre o GSe-6, o sedã elétrico que deve ser revelado este ano e a Karma também anunciou recentemente que deseja lançar uma versão movida a hidrogênio que produza seu próprio combustível.
E se você acha que isso soa complicado e caro de projetar, está certo; nunca foi feito em um veículo de passeio, embora a tecnologia já exista. Como a Karma está planejando conseguir isto? Bem, a marca se associou a uma empresa dinamarquesa chamada Blue World Technologies para criar um sistema centrado em torno de uma célula de combustível de metanol que induz o metanol através de um reformador que leva à produção de hidrogênio que, por sua vez, é usado para alimentar o veículo.
Esse tipo de tecnologia é chamada de Célula a Combustível de Metanol Reformada (RMFC) e também conhecida como Célula a Combustível de Metanol Indireto (IMFC). O sistema depende do metanol porque é naturalmente rico em hidrogênio e pode ser facilmente transformado em hidrogênio. Além disso, o metanol também ocorre naturalmente e tem alta densidade energética.
A Karma pretende começar a testar este sistema até o final de 2021 em uma frota de sedãs GSe-6 e os testes serão realizados na América do Norte e na Dinamarca. Ainda não há nenhuma palavra sobre quando eles esperam ter um sistema desse tipo em um carro de produção - tudo depende de quão bem os testes serão e quão viável é a solução.
Até lá, aguardaremos para ver o sedã GSe-6 (que também estará disponível como um híbrido plug-in), que ainda não foi revelado ao público. Será um veículo elétrico puro em uma nova plataforma, com autonomia declarada de até 300 milhas (480 km) e um preço inicial de US$ 79.900 (R$ 429.000). Não terá nenhuma relação com o Fisker Karma original e o plano é fazer com que ele inaugure a fábrica da Karma em Moreno Valley, Califórnia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Karma lança o eletrificado GS-6 com extensor de alcance que pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Karma Automotive divulga imagem do seu primeiro carro 100% elétrico
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Karma divulga detalhes do supercarro elétrico de 1.100 cv
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Karma mostra prévia de nova plataforma para carros elétricos baratos