Vamos colocar desta forma: na Europa, mais de um em cada dez carros vendidos em 2020 era elétrico ou híbrido plug-in (que juntos formam o chamado ECV, uma sigla para Electric Chargeable Vehicles). Olhando apenas para os últimos três meses, a proporção chega a subir para 1 em cada 6. Mas, mesmo considerando o ano passado como um todo, o número é incrível. Basta dizer que em 2019 não havia mais que 3%.

Claro, a Covid deu sua contribuição para o crescimento percentual de carros "na tomada", visto que a queda de 3 milhões de emplacamentos devido à pandemia afetou principalmente os carros a diesel e a gasolina, mas os resultados do último trimestre nos eletrificados deixaram todos de boca aberta.

Galeria: Renault Zoe 2020

Fim de ano estrondoso

Nos últimos três meses do ano passado, de acordo com dados da ACEA, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, elétricos e híbridos plug-in registraram um aumento de 123% em todo o mercado europeu, que além dos países da UE inclui os países da EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) e Reino Unido. Olhando apenas para o mercado comunitário, o aumento foi ainda mais significativo: +144%.

Jeep Renegado 4xe

Diesel e gasolina vão mal

Sempre mantendo como horizonte de tempo apenas o período entre outubro e dezembro de 2020, as vendas de carros exclusivamente a combustão têm sofrido perdas significativas. Os carros a diesel, por exemplo, perderam 730.837 unidades, com queda de 23% e participação de mercado de 30,5 para 25,4% em relação ao quarto trimestre de 2019. Considerando os resultados de todo o ano de 2020, os carros a diesel não passaram de 28% de participação.

Pior ainda foram os carros a gasolina, que nos últimos três meses de 2020 tiveram uma queda de 33,7%, o que vale cerca de meio milhão de unidades a menos (de 1,7 para 1,2 milhão) em relação ao mesmo período de 2019. Assim, representando 56,6 % do mercado no último trimestre de 2019, no mesmo período de 2020 não passaram de 40,6%. Em termos de participação, olhando para o ano todo, caíram para 47,5%.

Eletrificados superam híbridos convencionais

Agora vamos dar uma olhada nos dados sobre as fontes de alimentação alternativas. No último trimestre de 2020, os carros elétricos na Europa cresceram 216,9% e os eletrificados até 331%. No geral, elétricos e híbridos plug-in (os eletrificados de fato) passaram de 130.992 para 475.224 unidades, um aumento médio de 262,8%.

  2019 2020 Aumento percentual
Eletrificados no acumulado do ano 387.808 unidades 1.045.831 unidades + 169,7%
Eletrificados no quarto trimestre 130.992 unidades 475.224 unidades + 262,8%

Pela primeira vez na história, eles superaram o número de carros híbridos, que de qualquer forma, no quarto trimestre de 2020, cresceram 104,7%, passando de 212.612 unidades em 2019 para 435.260.

  2019 2020 Aumento percentual
Híbridos no acumulado do ano 742.084 unidades 1.182.792 unidades + 59,4%
Híbridos no quarto trimestre 212.612 unidades 435.260 unidades + 104,7%

O impulso para a eletrificação foi dado principalmente pelos incentivos de compra implementados pelos vários países. Na Alemanha, por exemplo, onde o governo alocou parte da ajuda mais consistente, o crescimento dos eletrificados foi superior a 500%. A Itália está um pouco atrás da média europeia, mas dá sinais encorajadores.

Olhando para o mercado de 100% elétricos, por exemplo, passou de 17.170 unidades em 2019 para 59.894 em 2020. Isso é +248%. Limitando-se aos dados do último trimestre, os registros passaram de 5.405 unidades para 29.942. Traduzido: +454%. Os números não deixam dúvidas, enfim, mesmo aqui o final de 2020 teve um belo... choque.

  2019 2020 Aumento percentual
Elétricos no acumulado do ano 17.170 unidades 59.894 unidades + 248%
Elétricos no quarto trimestre  5.405 unidades 29.942 unidades + 454%