Audi e-tron GT estreia para mudar paradigmas e vem ao Brasil; veja fotos e detalhes
Cupê elétrico de quatro portas está disponível nas versões e-tron GT quattro (476 cv) e RS e-tron GT (598 cv)
Depois de muitos teasers, imagens e vídeos, o Audi e-Tron GT, o terceiro carro elétrico da linha e-tron, é revelado de forma oficial nesta terça-feira (9). O cupê de quatro portas que representa um mudança de paradigma para a marca alemã rumo a mobilidade elétrica, está sendo lançado em duas versões (e-tron GT quattro e RS e-tron GT), se apoiando em conceitos como aerodinâmica, alto desempenho e tração elétrica integral.
A aparência externa deste cupê elétrico segue fielmente o que foi antecipado pelo e-Tron GT Concept, revelado no início de 2019 no Salão de Genebra. Um visual que se caracteriza pelo estilo esportivo, linhas fluídas, teto baixo e ótima aerodinâmica com baixo coeficiente de arrasto de apenas 0,24.
Galeria: Audi e-tron GT quattro
A dianteira ostenta entradas de ar com resfriamento controlável, enquanto as rodas podem ser de 19" a 21" e a paleta de cores é composta por nove opções de pintura. Já a traseira, possui lanternas conectadas por uma faixa de luz plana, além de um difusor e um spoiler com a aba integrada à faixa de luz que completam o visual esportivo.
Construído sobre a plataforma J1, a mesma do 'primo' Porsche Taycan, o e-tron GT mede 4,99 metros de comprimento, 1,96 metros de largura, 1,41 metro de altura e possui 2,90 metros de distância entre-eixos. O cupê dispõe de um porta-malas traseiro com capacidade de 405 litros e mais 85 litros disponíveis no segundo compartimento na parte dianteira.
O tratamento acústico também recebeu bastante atenção da marca alemã, com a adoção de para-brisa feito de vidro com isolamento acústico de série (nos vidros laterais é opcional), além de medidas adicionais de isolamento aplicadas por toda a carroceria do cupê elétrico.
Três opções de faróis estão disponíveis para o e-tron GT: faróis de LED com indicadores de direção dinâmicos são itens de série; faróis Matrix LED estão disponíveis como opcional. Já o RS e-tron GT vem com faróis LED Matrix de série e no topo da gama estão os faróis LED Matrix com luz de laser que é ativada em velocidades a partir de 70 km/h e dobra o alcance do facho alto.
Interior
O interior do e-tron se caracteriza pelo uso de materiais sustentáveis e adota um perfil inspirado no conceito "monoposto". O motorista e o passageiro sentam-se em uma posição baixa, típica de esportivos, com bancos que estão disponíveis em 3 versões (todas com ajuste elétrico) separados por um amplo console central. O seletor de marchas está localizado no console do túnel central.
O motorista opera o Audi virtual cockpit plus (12,3 polegadas) por meio do volante multifuncional e controla a tela central (10,1 polegadas) que tem comandos sensíveis ao toque. A parte de som, tecnologia e conectividade conta head-up display, comando de voz, sistema de som da Bang & Olufsen com 710 watts, Wi-Fi, Bluetooth e GPS, bem como os serviços online Audi connect.
Ambos os modelos estão equipados com os pacotes de assistência ao motorista Audi Pre Sense bem como o alerta de saída de faixa como item de série. Os sistemas opcionais são subdivididos em pacotes “Tour”, “City” e “Park”, que adicionam controle de cruzeiro adaptativo, auxiliar de eficiência e assistente de estacionamento, entre outros.
A Audi também oferece um pacote de acabamento ecológico sem couro. Os bancos são estofados com uma combinação de couro artificial e material Kaskade ou com uma mistura de couro artificial e material de microfibra Dinamica (semelhante ao Alcantara). Os materiais reciclados são usados em ambos os casos, por exemplo, fibras de poliéster que foram feitas de garrafas PETs, têxteis ou fibras residuais de ourelas - um pacote com acabamento em couro está disponível como opcional.
Desempenho
O cupê elétrico na versão e-tron GT quattro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto o modelo RS precisa de 3,3 segundos (ambos no modo boost). A velocidade máxima é 245 km/h e 250 km/h (limitada eletronicamente), respectivamente.
No caso do e-tron GT quattro, os motores elétricos dianteiros produzem 175 kW (238 cv), e o motor traseiro 320 kW (435 cv) - até 390 kW (530 cv) estão disponíveis por 2,5 segundos no modo boost via launch control - o conjunto entrega 476 cv e 64,4 kgfm.
No RS e-tron GT, o motor elétrico no eixo dianteiro também produz 175 kW (238 cv), enquanto o motor traseiro produz 335 kW (456 cv) - a potência total é de 440 kW (598 cv) / 646 cv no modo boost e o torque máximo é de 84,6 kgfm.
Na maior parte do tempo, ambos os modelos rodam com tração elétrica nas quatro rodas, com o modo de "eficiência" do Audi drive select priorizando a tração dianteira. Em situações como piso escorregadio, curvas rápidas ou necessidade de maior potência, o motor elétrico para tração traseira também é rapidamente ativado. A tração nas quatro rodas regula a distribuição do torque entre os eixos de forma contínua e totalmente variável.
Durante a frenagem, os motores elétricos desaceleram sozinhos na maioria das situações, poupando os freios hidráulicos e realizando a regeneração de forma mais eficiente possível.
A suspensão adaptativa é opcional no e-tron GT quattro e de série no modelo RS. Sua suspensão a ar de três câmaras permite uma suspensão básica confortável e pode ajustar a carroceria em diferentes alturas - 22 milímetros para baixo e 20 milímetros para cima.
Bloqueio do diferencial fixo é oferecido como item de série para o e-tron GT, enquanto o bloqueio do diferencial do eixo traseiro com controle está disponível como opcional e é item de série para o RS e-tron GT.
Bateria e recarga
O sistema de bateria de íon-lítio possui 33 módulos e pode armazenar 85 kWh de energia líquida (93 kWh bruto) em ambos os modelos e um sistema com tensão de 800 volts e quatro circuitos de refrigeração que podem ser interconectados conforme as necessidades de ajuste de temperatura de operação.
O carregador de 11 kW CA de série, permite recarregar uma bateria vazia 'durante a noite'. Um carregador opcional de 22 kW será lançado posteriormente. Em uma estação de carregamento DC de alta potência é possível atingir o pico de até 270 kW, o que permite recuperar até 100 quilômetros em pouco mais de cinco minutos. Carregar de 5 a 80% de SoC (estado de carga) leva menos de 23 minutos em condições ideais.
No ciclo NEDC, o Audi e-tron GT quattro consome 19,6–18,8 kWh de energia por 100 quilômetros em média, enquanto o modelo RS consome 20,2–19,3 kWh. Isso resulta em autonomia de até 488 quilômetros e 472 quilômetros com uma carga, respectivamente (WLTP estimados).
O som esportivo opcional para o e-tron GT inclui duas unidades de controle e amplificadores no compartimento de bagagem. Eles geram um som externo e interno separado, que é emitido por dois alto-falantes, um fora e outro dentro do veículo. Dados como a velocidade de rotação dos motores elétricos, a carga, a velocidade do veículo e outros parâmetros servem de base para o som digital, que também pode ser configurado pelo condutor.
O e-tron GT é o primeiro carro totalmente elétrico da Audi construído na Alemanha (os modelos e-tron e e-tron Sportaback são montados na Bélgica). Ele sai da linha de montagem no Audi Böllinger Höfe em Neckarsulmm, que complementou a produção artesanal da instalação anterior com os processos digitais e tecnologias inteligentes.
Preços
O novo Audi e-tron GT chegará ao mercado na primavera de 2021 (outono aqui no hemisfério sul) com preços a partir de 99.800 euros (R$ 653.200) para o modelo e-tron GT e 138.200 euros (R$ 904.500) para o RS e-tron GT quattro na Alemanha.
O cupê elétrico também já foi confirmado para o Brasil, inclusive na versão de desempenho RS, onde deve estrear ainda neste ano, mas a Audi até o momento não divulgou as datas oficiais e nem os preços.
Galeria: Audi RS e-tron GT
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