BMW Série 1 elétrico, rival do VW ID.3, é cancelado por ser 'muito caro'
Marca premium alemã desiste de projeto por alto custo de produção e baixa competitividade
Enquanto prepara sua ofensiva de carros elétricos, a BMW faz algumas alterações no cronograma de lançamentos e o cotado BMW i1, versão elétrica do Série 1, teve que ser cancelado, ou pelo menos adiado por tempo indeterminado, segundo a montadora de Munique.
De acordo com a publicação alemã Automobilwoche, a marca bávara colocou o projeto na geladeira alegando que o elétrico de entrada teria um preço mais alto de que o desejado, que o faria perder competitividade em um segmento que terá uma concorrência cada vez mais acirrada.
O BMW i1 seria um modelo baseado na plataforma da variante atual com motores a combustão e compartilharia, além de um visual sem mudanças drásticas, uma boa parte do sistema de propulsão 100% elétrico que será usado no BMW iX1, este sim um modelo que chegará ao mercado num futuro próximo.
De início, a marca alemã assistiu o amplo sucesso do Volkswagen ID.3, que fechou 2020 entre os três carros elétricos mais vendido do continente no acumulado do ano (mesmo tendo sido lançado somente em setembro). Isso mostra o quão competitivo será este segmento, que ainda terá lançamentos importantes de modelos que prometem desequilibrar o jogo, como o Hyundai Ioniq 5 e futuramente o hatch compacto da Tesla. Tudo isso certamente pesou para que a marca bávara revisse seu planejamento e posicionamento.
Nesse cenário, é importante destacar que o fato da BMW ainda não ter à disposição uma plataforma modular e flexível, exclusiva para carros elétricos, dificulta o lançamento de modelos adequados a diferentes realidades de mercado, com custos mais baixos e maior eficiência energética. Algo que a Volkswagen já pode fazer com a arquitetura MEB e a Hyundai também com a sua nova E-GMP.
Por fim, dada as limitações de mercado do modelo por seu porte em mercados como China e Estados Unidos, a BMW acredita que no momento vale mais a pena continuar se concentrando em modelos maiores e SUVs, que podem ser introduzidos na maioria dos mercados globais.
Fonte: HibridosyElectricos
Galeria: BMW Série 1 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW: fábrica alemã atinge recorde de 100.000 carros elétricos produzidos
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
Novo BMW M3 elétrico aparece em primeira imagem oficial
Geely E5: SUV elétrico é flagrado no Brasil e deve chegar em 2025
BMW M: Todos os carros elétricos da divisão esportiva terão 4 motores
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
BMW anuncia centro de reciclagem de baterias com método sustentável