Enquanto prepara sua ofensiva de carros elétricos, a BMW faz algumas alterações no cronograma de lançamentos e o cotado BMW i1, versão elétrica do Série 1, teve que ser cancelado, ou pelo menos adiado por tempo indeterminado, segundo a montadora de Munique.
De acordo com a publicação alemã Automobilwoche, a marca bávara colocou o projeto na geladeira alegando que o elétrico de entrada teria um preço mais alto de que o desejado, que o faria perder competitividade em um segmento que terá uma concorrência cada vez mais acirrada.
O BMW i1 seria um modelo baseado na plataforma da variante atual com motores a combustão e compartilharia, além de um visual sem mudanças drásticas, uma boa parte do sistema de propulsão 100% elétrico que será usado no BMW iX1, este sim um modelo que chegará ao mercado num futuro próximo.
De início, a marca alemã assistiu o amplo sucesso do Volkswagen ID.3, que fechou 2020 entre os três carros elétricos mais vendido do continente no acumulado do ano (mesmo tendo sido lançado somente em setembro). Isso mostra o quão competitivo será este segmento, que ainda terá lançamentos importantes de modelos que prometem desequilibrar o jogo, como o Hyundai Ioniq 5 e futuramente o hatch compacto da Tesla. Tudo isso certamente pesou para que a marca bávara revisse seu planejamento e posicionamento.
Nesse cenário, é importante destacar que o fato da BMW ainda não ter à disposição uma plataforma modular e flexível, exclusiva para carros elétricos, dificulta o lançamento de modelos adequados a diferentes realidades de mercado, com custos mais baixos e maior eficiência energética. Algo que a Volkswagen já pode fazer com a arquitetura MEB e a Hyundai também com a sua nova E-GMP.
Por fim, dada as limitações de mercado do modelo por seu porte em mercados como China e Estados Unidos, a BMW acredita que no momento vale mais a pena continuar se concentrando em modelos maiores e SUVs, que podem ser introduzidos na maioria dos mercados globais.
Fonte: HibridosyElectricos
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028