Ford: carro elétrico com plataforma VW será feito na atual fábrica do Fiesta
Após aumento de investimentos, marca do oval azul quer acelerar a eletrificação
Não é novidade que a Ford irá desenvolver novos carros elétricos sobre a plataforma MEB da Volkswagen. Ainda não sabemos muito sobre eles, mas o site Automobilwoche apurou que o primeiro carro elétrico compacto da marca do oval azul será produzido na fábrica de Colônia, na Alemanha, a partir de 2024.
Segundo a matéria do site alemão, a Ford anunciará com detalhes esta e outras medidas para acelerar a eletrificação em um evento na próxima semana. O que era especulado há meses (a produção do modelo na Alemanha), será confirmado de forma oficial e nesse movimento, a produção local do Ford Fiesta será encerrada para dar lugar ao futuro compacto elétrico.
"A questão está decidida, o carro elétrico baseado no MEB (Kit de construção Modular E-Drive) da Volkswagen está chegando a Colônia", disse uma pessoa próxima à Ford
O próximo carro elétrico da Ford ainda não teve o formato revelado. No entanto, o mais provável é que seja um hatchback do tamanho do Focus para competir com o Volkswagen ID.3 ou ainda um SUV compacto com porte inferior ao Mustang Mach-E. Com o anúncio da próxima semana devemos ter mais detalhes sobre isso.
Já o Ford Fiesta, que teve já teve a produção encerrada em mercados como o Brasil, ainda não tem destino certo após ceder a linha de produção para o novo carro elétrico da marca. Especula-se que a linha produtiva do compacto seja alocada em alguma outra fábrica europeia da Ford, na própria Alemanha, Romênia ou Espanha.
Fonte: automobilwoche
Galeria: Ford Mustang Mach-E (2021) - avaliação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Ford Mustang Mach-E GT é o elétrico com menor desvalorização em 2024
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas