A Micro-Mobility apresentou o Microlino 2.0 em março de 2020 e, desde então, está desenvolvendo o carro bolha elétrico. A apresentação de seu primeiro protótipo e as imagens de sua estrutura mostram que os problemas jurídicos com Artega foram na verdade uma bênção disfarçada: mostram o quão melhor o Microlino 2.0 parece ser.
Se você não se lembra da história, a Micro-Mobility contratou uma empresa italiana chamada Tazzari para produzir o Microlino, e descobriu que a Artega comprou a Tazzari com a intenção de fabricar um concorrente do Microlino chamado Karolino.
Após meses de batalha judicial, a Micro-Mobility fez um acordo com a Artega que lhe permitia produzir o Karolino, agora rebatizado como Karo, em troca da entrega da produção do Microlino a outro fornecedor. A Cecomp, empresa italiana famosa por construir protótipos e o Icona Vulcano, agora está a cargo do Microlino 2.0.
Eles levaram todo esse tempo para desenvolver o novo e melhorado carro-bolha elétrico, mas parece que valeu a pena. Já dissemos que tem uma calha traseira mais larga - para mais estabilidade - mais espaço e um design mais moderno. Compare abaixo as estruturas da carroceria do Microlino original e do carro que finalmente estará à venda.
O Microlino abandonou a estrutura tubular que será oferecida pelo Artega Karo e recebeu um monobloco "feito com peças de aço prensado e alumínio" que permitia uma cabine mais segura sem aumento de peso.
O primeiro protótipo ainda carece de algumas das características que a versão final vai oferecer, como uma barra de LEDs sob o para-brisa, mas ainda está confirmado para o carro de produção, e até mesmo para os próximos quatro protótipos que a Cecomp e a Micro-Mobility planeja construir.
A próxima etapa é a homologação, que a empresa suíça espera concluir até agosto. A Cecomp já estará fabricando carros pré-série para test drives. No cronograma apresentado pela Micro-Mobility, as vendas deveriam começar no dia 21 de setembro. Considerando que o primeiro protótipo estava previsto para ficar pronto até 21 de fevereiro - e já está - não seria surpresa ver o Microlino 2.0 à venda antes disso.
Com um preço de 12.000 euros (R$ 78.300) e uma autonomia de 200 km, o Microlino 2.0 terá provavelmente muita procura nas cidades europeias, especialmente quando comparado com o Artega Karo.
Aparentemente, houve algumas mudanças no plano. Um folheto informa que ainda terá uma edição Karo Intro no valor de 18.483 euros (R$ 120.700) sem IVA e uma edição Karo com um preço de 15.122 euros (R$ 98.700), também sem IVA. Para ser um dos primeiros a comprá-lo, você precisa residir na Alemanha e fazer um depósito de 2.500 euros (R$ 16.300).
A principal diferença diz respeito às entregas. Quando escrevemos sobre o Karo pela última vez, o plano era começar as entregas em abril de 2020. A Artega agora promete o primeiro lote de produção para 2021, mas não especifica quando.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Hyundai Ioniq 9: SUV elétrico topo de linha aparece em primeiras imagens
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Neta Auto inicia operações no Brasil com pré-venda em novembro