Este é o novo Chevrolet Bolt EUV, um SUV elétrico que também virá ao Brasil
Versão familiar quer aumentar o público do Bolt e estreia o sistema de condução autônoma Super Cruise
A ofensiva de carros elétricos da GM passará por uma ampla atualização no portfólio e ela começa com o lançamento do Chevrolet Bolt EUV 2022, o modelo conhecido como o 'SUV elétrico do Bolt'. A novidade estreia junto com o reestilizado Bolt 2022 e chega ao mercado para atender à demanda por um veículo elétrico com proposta familiar e mais espaçoso que o Bolt regular.
Classificado como um SUV compacto, o Bolt EUV (Electric Utility Vehicle) se diferencia do Bolt atualizado pelo maior comprimento e maior altura, além de um design próprio, mas que segue amplamente as linhas do 'irmão menor'. Compartilhando a mesma plataforma do hatchback, o SUV elétrico é 161 mm mais longo e possui 75 mm a mais na distância entre-eixos, o que, naturalmente, se reflete em mais espaço para as pernas de quem vai no banco traseiro.
Galeria: Chevrolet Bolt EUV 2022
Em termos de visual externo, as diferenças entre o Bolt EUV e o hatchback não são profundas. Embora o SUV tenha um design próprio, ele é totalmente baseado no modelo menor e adota as mesmas soluções de estilo, seja nas linhas da carroceria, como nos faróis estreitos (embora sejam maiores) e também nas lanternas.
Internamente, o Bolt EUV também segue o mesmo padrão, adotando o painel atualizado, central multimídia mais moderna e tecnologias similares, além dos bancos redesenhados, mas somente o SUV pode receber o teto solar panorâmico com acionamento elétrico.
Apesar de completamente novo, o SUV utiliza o mesmo conjunto elétrico do hatchback, o motor elétrico de 204 cv (150 kW) de potência e 35,7 kgfm de torque alimentado por uma bateria de 65 kWh que promete autonomia para 402 km com uma carga de acordo com a GM - um pouco menos que os 416 km de Bolt regular por conta do acréscimo de peso do SUV, de cerca de 45 quilos.
Bem equipado em termos de itens de segurança, assim como o Bolt regular, o EUV vem de fábrica com câmera de visão traseira e também o pacote "Chevrolet Safety Assist", que inclui frenagem de emergência automática (AEB), alerta de colisão frontal, assistente de permanência com aviso de saída de faixa, indicador de distância, IntelliBeam (troca automática de farol alto-baixo) e frenagem dianteira com alerta para pedestres - como opcionais estão disponíveis itens como câmera de 360°, controle de cruzeiro adaptável e alerta de movimentação traseira.
Super Cruise
Uma primazia do Chevrolet Bolt EUV 2022 será a tecnologia Super Cruise, que estará disponível como opcional pela primeira vez em um veículo elétrico da marca na versão topo de linha Premier. Trata-se de um sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) que adiciona condução autônoma ao controle de cruzeiro adaptativo e também um monitor de fadiga mais avançado.
Custando US$ 33.995 (R$ 182.560), US$ 2.000 adicionais em relação ao Bolt 2022 regular, o Bolt EUV 2022 terá as primeiras entregas nos Estados Unidos em meados do ano. Assim como o hatchback atualizado, este SUV elétrico também é aguardado no Brasil, embora ainda sem uma data definida, dentro da proposta da GM de popularização dos carros elétricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Bolt usado pelo equivalente a R$ 56 mil é uma pechincha nos EUA
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Novo Chevrolet Bolt será o elétrico "mais acessível" do mercado, diz GM
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Novo Chevrolet Bolt estreia em 2025 na plataforma do Blazer EV
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Chevrolet Bolt EUV está sendo vendido com bônus de R$ 50 mil ou taxa zero