Lucid terá sedã mais acessível (e tecnológico) para encarar o Tesla Model 3
Começou o derby elétrico do Vale do Silício: depois do Air, em 3 anos será a vez de um sedã mais acessível
O duelo entre Lucid Motors e Tesla continua: o excêntrico CEO da startup californiana, Peter Rawlinson, declarou que depois do sedã elétrico Air, o rival natural do Model S entre os sedãs de luxo, será a vez de um carro menor, que irá para encarar diretamente o Model 3.
O novo carro deve chegar ao mercado em 2024 ou, o mais tardar, em 2025. A estratégia é clara e, coincidentemente, é a mesma que Elon Musk usou há dez anos: começar com carros de última geração, que são mais rentáveis e que, graças aos menores volumes, permitem desenvolver uma cadeia de suprimentos menos exigente e, posteriormente, atacar o mercado de maior volume de vendas.
Esperando Wall Street
"Mal posso esperar para fazer isso - Rawlinson, que trabalhou na Tesla como engenheiro-chefe do Model S - disse à Reuters - mas precisamos de mais capital. Paradoxalmente, um carro de luxo custa menos pelo fato de ter que produzir menos".
Também por esta razão a Lucid Motors está mirando em Wall Street. A empresa californiana chegará à bolsa com um capital social de US$ 24 bilhões e pretende levantar mais US$ 4,4 bilhões para financiar sua expansão de produção nos Estados Unidos e também fora, na Arábia Saudita.
Estamos no momento certo?
Até agora, tudo bem, pelo menos de acordo com as palavras de Rawlinson. Mas analistas expressaram dúvidas sobre o sucesso da Lucid Motors. Trivialmente porque entre agora e 2024 no segmento do Model 3 não haverá apenas... o Model 3. Volkswagen, Hyundai e outros estão se engajando cada vez mais com o elétrico e a quantidade de novos lançamentos é considerável.
E quando a Lucid Motors, que também atrasou os planos no Air, cuja produção deveria começar em meados de 2021 e agora está adiada para o final do ano, haverá muitos sedãs nessa categoria. Além disso, haverá também muitos elétricos na faixa ainda mais baixa, aquela em torno de US$ 25.000 (como o Model 2, por exemplo).
É necessário se diferenciar
Como, então, evitar ser engolido pela concorrência? Precisamos investir em tecnologias que representem uma vantagem competitiva. A Lucid Motors, com o Air, pressionou muito as baterias (nesta questão, está trabalhando para se tornar independente da LG Chem e da Samsung) e em um sistema de condução autônoma particularmente avançado.
Ao vender essas tecnologias para outros fabricantes - e Rawlinson disse que já recebeu pedidos de 6 marcas - a empresa californiana pode criar colaborações úteis e encontrar a força necessária para acelerar os tempos de desenvolvimento de novos modelos e conquistar um lugar ao sol. Vamos ver como fica.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Tesla Model Q deve ser lançado em 2025 por menos de R$ 180 mil
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla Cybertruck é vista em fábrica da BYD na China: estratégia ou estudo?
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia