A Volkswagen está dando uma visão inicial do projeto Trinity: o sedã elétrico que será construído em Wolfsburg a partir de 2026. A imagem mostra uma carroceria de linhas limpas e esportivas. O futuro carro deve se destacar especialmente por sua ampla autonomia, alta velocidade de carregamento e capacidade de condução autônoma.
O CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, mencionou recentemente mais alguns detalhes sobre o Trinity em uma entrevista ao Die Welt. A princípio, o carro deverá ter um preço inicial de cerca de 35.000 euros (R$ 237.400).
"Será um carro dinâmico e plano com um comprimento de pouco mais de quatro metros que ainda não existe na nossa linha de modelos atual", disse o executivo.
Assim como o projeto Audi Artemis, o Trinity se beneficiará das tecnologias relacionadas à propulsão elétrica, digital e altamente automatizada. Segundo a entrevista, os dois projetos são baseados em plataformas diferentes, mas utilizam "o mesmo kit de construção, o novo backbone corporativo".
O nome do projeto Trinity é derivado do latim Trinitas e significa Trindade. Isto porque ele se apoia em três pilares principais:
O Trinity também dará acesso a condução autônoma. No início planejado da produção em série em 2026, o projeto só deve atingir o Nível 2, mas estará tecnicamente pronto para o Nível 4 mais adiante.
Além disso, a Volkswagen aparentemente quer criar sua própria nuvem:
"Começando com o Trinity, a Volkswagen vai liderar o grupo através sua frota de veículos em rede total de 2026 em diante Construir uma rede neural. No futuro, os veículos usarão isso para trocar dados continuamente - por exemplo, sobre a situação do trânsito, obstáculos ou acidentes. A Volkswagen está criando um sistema de autoaprendizagem com milhões de veículos de quais clientes de todas as marcas do Grupo irão se beneficiar."
Com o pontapé inicial da Trinity, a fábrica de Wolfsburg se tornará o carro-chefe da VW para uma produção moderna, inteligente e totalmente conectada. "Vamos repensar completamente nossa maneira de construir carros e apresentar abordagens revolucionárias. Digitalização, automação e construção leve desempenham um papel importante aqui", disse o chefe da marca VW.
A VW deseja produzir modelos futuros, como o Trinity, com consideravelmente menos variantes, e o hardware deve ser amplamente padronizado. Os carros têm praticamente tudo a bordo quando são adquiridos, e o comprador pode simplesmente ativar novas funções com uma atualização de software, se necessário.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos