page ad skin

Concessionária de rodovias em SP adquire caminhões elétricos da JAC

Eixo SP adquiriu caminhões 100% elétricos que serão utilizados como unidades móveis de pesagem (balança)

Caminhao-eletrico-jac

Assim como muitas empresas no estado de São Paulo, a Eixo SP Concessionária de Rodovias, inicia a eletrificação de sua frota de veículos de serviço. A concessionária anunciou a chegada dos dois primeiros caminhões elétricos da JAC Motors que serão usados como unidades móveis de pesagem.

As duas primeiras unidades do caminhão elétrico JAC iEV1200T, que possui um motor elétrico de 177 cv e autonomia de 250 km com uma carga, deverão percorrer em média 200 km por dia atendendo a empresa como balança móvel. A recarga será realizada na base em que o veículo for operar, em pontos preparados pela concessionária para essa finalidade.

caminhão eletrico JAC Motors (5) motor/baterias

Além das vantagens comuns aos veículos elétricos como a emissão zero de poluentes, o funcionamento silencioso e a manutenção mais simples e barata, outra vantagem para as empresas é o baixo custo de rodagem, que no caso da Eixo SP é de apenas R$ 25,00 a cada 100 km (48 kWh por 100 km) por veículo.

A concessionária assumiu o trecho de 1.221 km com a premissa de implantar a inovação tecnológica disponível não apenas na garantia da segurança e conforto do usuário, mas de toda a comunidade, o que incluiu a redução nas emissões nocivas de CO2 com as ferramentas existentes para a administração de rodovias, inclusive com a aquisição de veículos 100% elétricos para sua frota.

"O primeiro desafio foi encontrar um veículo que atendesse às nossas necessidades específicas, pois a operação de pesagem exige um deslocamento grande e ainda que possibilitasse alcançar o nosso objetivo de ter um veículo 100% elétrico e zero carbono.", disse Rogério Rodrigues, superintendente de Operações.

Outra inovação aplicada pela empresa nos dois veículos foi a instalação de placas fotovoltaicas para a operacionalização de equipamentos como computadores e impressora necessários ao bom desempenho do trabalho dentro do veículo. As equipes que irão trabalhar com os veículos estão passando por treinamento e as atividades com as unidades de balança móvel têm início previsto para o final do primeiro semestre de 2021.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Eixo SP

Galeria: JAC iEV1200T