Caoa Chery Arrizo 5e: sedã elétrico integra estudo sobre sustentabilidade
Sedã elétrico da Caoa Chery será testado e monitorado por três anos no Projeto HabITAS, do ITA, em São José dos Campos
Em mais uma pesquisa sobre o impacto da mobilidade elétrica na vida diária, uma unidade do sedã elétrico Caoa Chery Arrizo 5e passa a integrar o Projeto HabITAS, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos.
O sedã elétrico ficará alocado na Casa Niemeyer, projetada na década de 1950 pelo arquiteto mais reconhecido do país, e localizada no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Reformada e reestruturada para ser uma residência inteligente, o local será monitorado por três anos a fim de compilar informações detalhadas sobre a viabilidade e acessibilidade de uma residência sustentável com a ajuda do Arrizo 5e.
Galeria: Chery Arrizo 5e - Projeto HabITAS
A Casa Niemeyer conta com um ponto de carregamento na garagem o que tornará possível medir, por exemplo, qual o consumo de energia elétrica para o carregamento do carro, o quanto uma casa sustentável é auto suficiente para o carregamento desse tipo de veículo, dentre outras informações revelantes.
Além do estudo voltado para a mobilidade, o local também vai obter informações sobre os hábitos de consumo residenciais com o monitoramento do uso de água e energia elétrica. Os dados captados serão utilizados para a criação de algoritmos que trarão indicações como o horário em que o uso dos equipamentos otimiza a geração e o consumo de energia elétrica.
"Acreditamos que os veículos elétricos terão um papel importante na transição para o uso de fontes de energia limpa em um modelo de mobilidade mais inteligente e eficiente. Iniciativas como essa são fundamentais para que novas matrizes energéticas sejam disseminadas", afirma Henrique Sampaio, gerente de marketing da CAOA CHERY.
Segundo o comunicado oficial, entre os objetivos do projeto, também está a ampliação da cultura do carro elétrico no Brasil. Os dados e informações gerados serão objeto de estudo e pesquisa de graduação e pós-graduação no ITA, com ampla divulgação para a sociedade.
Disponível no Brasil há cerca de um ano e meio, o Caoa Chery Arrizo 5e é equipado com um motor elétrico de 122 cv e 28,1 kgfm de torque. As baterias de íons de lítio com capacidade de carga de 53,5 kWh tem autonomia de 322 quilômetros, de acordo com o INMETRO, e sistema de regeneração de energia - veja as nossas impressões do Arrizo 5e.
O tempo estimado de carregamento das baterias é de até uma hora em uma estação de recarga rápida, de até oito horas por meio de um wallbox e de até vinte horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
10 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil em 2023
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
BYD, GWM e CAOA Chery puxam novo recorde de vendas de eletrificados no Brasil
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Caoa Chery iCar 2024 com visual mais moderno estreia na China
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Caoa Chery iCar também sente "efeito Dolphin" e preço baixa para R$ 139.990