A Yamaha acaba de apresentar um novo motor desenvolvido internamente para carros elétricos. Capaz de produzir até 350 kW (475 cv) de potência, o propulsor se destaca pela construção moderna, ótima relação peso/potência e terá como principal aplicação os carros elétricos de alto desempenho.
Reconhecida por sua tradição no mundo duas rodas, a Yamaha Motors aposta cada vez mais na mobilidade elétrica, algo que a empresa já iniciou com os motocicletas e scooters elétricos, inclusive desenvolvendo em parceria com a Honda e outras montadoras de duas rodas uma tecnologia padrão para as baterias removíveis.
Falando da propulsão, é uma unidade que integra em um único sistema um motor elétrico de 350 kW (475 cv) - motor Síncrono de Ímã Permanente Interior (IPMSM) resfriado a óleo, transmissão de velocidade única e inversor. A integração dos componentes mecânicos e elétricos é o destaque do produto, além de ter sido projetado para funcionar em um sistema de 800 volts.
Esta unidade sozinha poderia impulsionar um carro elétrico de alto desempenho com boa desenvoltura. No entanto, a Yamaha também apresentou configurações adicionais em uma plataforma de skate com dois motores elétricos para 700 kW (938 cv) de potência e com três deles para 1.050 kW (1.408 cv).
Por último, mostrou uma aplicação real com quatro motores para impressionantes 1.400 kW (1.877 cv) de potência, o que mostra a versatilidade das plataformas elétricas em comparação aos carros tradicionais com motores à combustão e permite a criação de supercarros e hipercarros elétricos com relativa facilidade.
De olho na grande demanda que pode surgir com a eletrificação, principalmente os fabricantes de supercarros elétricos, a Yamaha já está aceitando encomendas para o seu novo motor elétrico e pretende expandir suas opções para outros componentes de carros elétricos se baseando nas necessidades individuais de cada cliente.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha Neo's Connected: 1ª scooter elétrica da marca é apresentada no Brasil
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
"SUV dos scooters": Startup indiana recebe investimento da Yamaha
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Já andamos na scooter Yamaha Neo's, a nova 'cinquentinha elétrica'
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Maxi scooter elétrica Yamaha E01 estreia em meados de 2022