Depois da BMW, a Yamaha também terá sua própria maxi scooter elétrica. A Yamaha E01, anunciada no ano passado e mostrada até hoje apenas como um conceito, está de fato se preparando para chegar ao mercado. No entanto, estreará com uma oferta limitada, ao menos inicialmente. 

Para testar o potencial do modelo, que terá uma bateria fixa, ao contrário do modelo menor Yamaha NEOs, onde ela é removível, a maxi scooter será gradualmente lançada em um número limitado de unidades e em alguns mercados principais da Ásia (Japão, Taiwan, Indonésia, Tailândia e Malásia) e na Europa.

Galeria: Yamaha E01 - scooter elétrico

Estreia em julho, para aluguel

As primeiras 100 unidades serão entregues no Japão para o maior número de clientes que atendam a uma série de requisitos (pelo menos 20 anos de idade, com carteira de habilitação e cartão de crédito) por um período de teste de três meses, para aluguel. A taxa é de 20.000 ienes, o equivalente a cerca de R$ 775 por mês.

Uma vez aprovados para fazer parte do programa, os clientes Yamaha terão que informar em qual concessionária eles planejam retirar seu E01 e começar a usá-lo normalmente. O mesmo acontecerá na Europa ainda este ano. 

104 km de autonomia

Quanto às características técnicas, este Yamaha E01 quer se apresentar no mercado como uma alternativa de emissão zero para uma scooter 125. Ela pesa 158 kg e possui rodas aro 13" e iluminação toda em LEDs, mas tem um motor mais potente e também atinge uma velocidade máxima mais alta.

Especificamente, ela conta com um motor elétrico de 11 cv e 3 kgfm de torque e promete 104 km de autonomia. A bateria, da qual as especificações técnicas ainda não são conhecidas, também será recarregável de forma rápida e pode ir de 0 a 90% em cerca de uma hora (em uma tomada doméstica leva 5 horas). Todas as unidades do scooter contarão com um carregador portátil para ser usado em caso de necessidade.