A Yamaha anunciou nesta semana o lançamento da scooter elétrica Yamaha Neo's na Europa. O modelo duas rodas com um nome similar ao de uma scooter bem conhecida aqui no Brasil marca a estreia da eletrificação da montadora japonesa no Velho Continente.

Apostando no nome popular, a Neo's chega à Europa com proposta estritamente urbana, tendo como destaques o visual retrô, que tem feito bastante sucesso no sudeste asiático e chama a atenção por ser um dos poucas opções de scooters elétricas a serem ofertadas no mercado europeu. 

Diferentemente daqui, onde a Yamaha Neo é vendida como uma scooter 125cc, o modelo foi comercializado na Europa entre 1997 e 2007 por duas gerações como um ciclomotor de 50cc, com destaque para o estilo do farol duplo de formato arredondado, um conjunto que agora na terceira geração possui tecnologia LED e assinatura de luzes.

Galeria: Yamaha NEO's

Herdando elementos de design da antecessora a gasolina, a scooter elétrica também conta com assento quase plano, módulo para duas baterias e espaço restante para um capacete a jato. 

Tecnicamente, a Neo's elétrica conta com um motor elétrico de 2.300W (2.500W de pico), o equivalente a 3,4 cv, números aparentemente modestos, mas com destaque para o bom torque de 13,8 kgfm, suficiente para garantir agilidade no trânsito urbano, ainda que a velocidade máxima seja de 45 km/h para se enquadrar no segmento dos ciclomotores.

Como dito anteriormente, a bateria de íons de lítio pode ter um ou dois módulos, que podem ser removidos para uma recarga externa. Equipada com uma bateria a autonomia homologada é de 37 km (38,5 km no modo Eco) pelo ciclo WTMC, número que sobe para 68 km com os dois módulos.

O tempo de carregamento de 0 a 100% é de 8 horas, enquanto que a recarga de 20 a 80%, intervalo recomendado para prolongar a vida útil da bateria, pode ser feita em 4 horas em tomadas convencionais.

A Yahama está lançamento o modelo gradualmente em alguns mercados europeus com preço sugerido de 3.099 euros, algo em torno de R$ 17.400 em uma conversão direta.

Fonte: Yamaha