A Yamaha anunciou recentemente o lançamento do scooter híbrido Yamaha Fazzio, um modelo com proposta urbana baseado na tecnologia Blue Core Hybrid da fabricante japonesa que será lançado inicialmente em países do sudeste asiático. 

Os scooters sempre foram muito populares nesta região do mundo e com a transição para a eletrificação, é natural que as montadoras ofereçam cada vez mais opções de modelos duas rodas eletrificados por lá, principalmente Tailândia e Indonésia, que serão os primeiros locais a receberem a novidade - que no futuro pode chegar à Europa. 

yamaha fazzio2
yamaha fazzio3
yamaha-motor-hibrido

A Yamaha Fazzio é uma motocicleta 125cc monocilíndrica dotada da tecnologia Blue Core Hybrid. A potência do motor a gasolina é de 8,3 cv, enquanto a da unidade elétrica não foi divulgada, mas ela tem como objetivo fornecer torque adicional nas partidas e acelerações. O câmbio é do tipo CVT. 

A lógica de funcionamento é semelhante ao dos carros híbridos. Ao dar a partida na Yamaha Fazzio, o motor elétrico aciona a roda traseira e permite rodar alguns metros apenas com eletricidade, com a unidade a gasolina entrando em ação quando a aceleração é intensificada. 

Além dos ganhos em desempenho nas saídas, se comparadas às scooters convencionais, também há redução no consumo - o modelo possui ainda sistema start/stop para ajudar a poupar combustível.

Abaixo do assento, o scooter Yamaha possui um compartimento de bagagens com capacidade para 17,8 litros e o tanque de combustível com 5,1 litros. Outra funcionalidade é a conexão Bluetooth, que por meio do aplicativo Y-Connect pode exibir as informações do smartphone na tela LCD da scooter, que também mostra as informações básicas do veículo. 

Além das vantagens em consumo e emissões, o scooter híbrido ainda se sobressai pelo preço bastante competitivo para os mercados onde está sendo lançada. A Yamaha Fazzio está disponível em duas versões (Neo e Lux) e custa 21,70 e 22,00 milhões de rupias indonésias, respectivamente - R$ 7.950 e R$ 8.100 em uma conversão direta.