O Volkswagen ID.6 acaba de ser revelado de forma oficial. O SUV elétrico de 7 lugares é o terceiro modelo da linha ID após o ID.3 e o ID.4 e foi apresentado ao público no Salão de Xangai, na China, em dois modelos: Volkswagen ID.6 CROZZ e Volkswagen ID.6 X.
Com porte similar ao de um Touareg, o novo Volkswagen ID.6 tem visual inspirado no conceito Roomzz, apresentado em 2019, e mede 4.876 mm de comprimento, 1.848 mm de largura, 1.680 mm de altura e 2.965 mm de distância entre eixos.
Galeria: Volkswagen ID.6
Tanto o FAW-Volkswagen ID.6 CROZZ quanto o SAIC-Volkswagen ID.6 X são costruídos sobre a plataforma modular MEB de veículos elétricos e estão posicionados como SUVs elétricos de médio porte, se destacando pelo interior com 3 fileiras de assentos e 6 ou 7 lugares, dependendo da versão.
Desenvolvido com vistas ao mercado chinês, o Volkswagen ID.6 é cerca de 30 cm maior que o ID.4, com o interior semelhante ao de outros modelos da família ID, simples, minimalista e bastante espaçoso. A Volkswagen destaca que o ID.6 é "feito sob medida especificamente para as necessidades e desejos dos clientes chineses em termos de espaço, funcionalidade, design e, em particular, experiência do usuário."
![Volkswagen ID.6](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
As duas versões do ID.6 se distinguem principalmente pela dianteira, com design diferenciado para cada um, principalmente no para-choque e conjunto ótico. As lanternas também adotam visual distinto. Ambos podem ter rodas de liga leve de 19" a 21", segunda fileira de assentos que pode ser regulada de forma longitudinal e teto de vidro panorâmico (opcional).
Além disso, o quadro de instrumentos LCD de 5,3", a tela do sistema de informação e entretenimento de 12" e o seletor são herdados do irmão menor ID.4. Entre os dois modelos (ID.6 X e ID.6 CROZZ) o formato do console central e as saídas de ar também são diferenciadas.
![Volkswagen ID.6 - interior](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
O Volkswagen ID.6 estará disponível em duas versões de bateria - 58 kWh e 77 kWh (capacidade útil), e três versões de trem de força: motor único de 132 kW (180 cv) ou 150 kW (204 cv) e tração nas quatro rodas de motor duplo (4MOTION) com uma potência de 225 kW (305 cv). De acordo com a Volkswagen, o último permite acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, enquanto que o de menor potência cumpre a tarefa em 9,3 segundos - a velocidade máxima é de 160 km/h para todas as versões.
Dependendo da versão da bateria, a autonomia será de 436 km ou 588 km pelo ciclo NEDC que é mais otimista. Na vida real, esses números devem ser ligeiramente menores, se aproximando dos 450 km na versão mais forte.
Inicialmente, o Volkswagen ID.6 será comercializado apenas na China a partir do terceiro trimestre, onde se tornará a alternativa mais familiar dentro da oferta de veículos elétricos da Volkswagen, já que oferecerá uma cabine de passageiros para até sete lugares e mais versatilidade que os irmãos menores.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter