O Cadillac Lyriq acaba de ser revelado na versão de produção, marcando o início de uma nova era de carros elétricos e o encerramento da era dos carros a combustão. Com o lançamento de seu primeiro veículo totalmente elétrico, a Cadillac nunca mais lançará outro novo modelo movido a combustão interna - a marca disse que só vai vender veículos elétricos a partir de 2030.
Se você já conhece o Lyriq Concept original, a primeira coisa que pode te impressionar sobre a versão de produção do SUV elétrico é que ele quase não mudou em relação ao protótipo. No geral, é praticamente o mesmo carro, com alguns detalhes na aparência modificados aqui e ali, mas o resultado final ainda é um carro refinado o bonito.
Dentro da cabine, as principais diferenças, segundo a Cadillac, é que o banco traseiro agora acomoda três passageiros, enquanto na frente, o número de porta-copos foi aumentado para dois. É isso. Ele ainda tem aquela impressionante tela curva de 33" com capacidade para 1 bilhão de cores.
Com o cancelamento de ruído ativo de próxima geração da Cadillac, uma paisagem sonora servida por um sistema de áudio AKG Studio de 19 alto-falantes (incluindo alto-falantes de encosto de cabeça) e iluminação ambiente de bom gosto, a cabine também deve facilmente oferecer uma experiência à altura dos seus rivais.
Seus 345 cavalos de potência (255 kW) e 44,8 kgfm de torque, provenientes de um único motor no eixo traseiro. Durante uma coletiva de imprensa, um porta-voz da marca comentou que, como foi construído usando a arquitetura Ultium da GM, poderia no futuro ser equipado com um motor adicional para o eixo dianteiro.
No que diz respeito ao carregamento rápido DC, o Lyriq se sai muito bem no que diz respeito à velocidade. Com até 190 kW, ele pode recuperar 122 km em 10 minutos ou 310 km em 30 minutos.
Estacionado em uma garagem alimentando-se de um suprimento doméstico de elétrons, o carregador padrão de bordo de 11,5 kW pode adicionar cerca de 50 quilômetros de alcance em uma hora. Se isso não for suficiente, você pode passar para o carregador opcional de 19,2 kW, que pode aumentar sua bateria com 83 km de carga por hora.
Para muitos compradores de SUVs, o espaço de armazenamento é provavelmente mais importante do que o desempenho, e aqui o Lyriq está no mesmo nível de outros rivais do segmento. Embora ele não tenha o prático porta-malas dianteiro, tem capacidade para bons 793 litros na parte traseira. Com o assento traseiro rebatido o número vai a excelentes 1.723 litros.
Quando os proprietários forem pegar a estrada, eles poderão se beneficiar do que alguns consideram, pelo menos por enquanto, o melhor sistema avançado de assistência (ADAS) já disponível: o Super Cruise. No Lyriq, em vias compatíveis, oferece piloto automático, mudança de faixa sob demanda, juntamente com controle de cruzeiro adaptativo.
O Lyriq será um passo corajoso em uma nova direção para a marca Cadillac. Embora possa ser o primeiro de muitos modelos que virão - esperamos ver um Escalade elétrico em breve - a impressão que ele causa deve ser bastante positiva.
Quando as reservas abrirem em setembro para o Cadillac Lyriq - as primeiras entregas estão definidas para daqui a cerca de um ano - ele terá um preço competitivo. Por US$ 59.990 / R$ 334.100 (frete incluído), ele custa milhares de dólares a menos que Jaguar I-Pace ou um Audi e-tron. Ele também rodar mais com uma carga completa: a Cadillac anuncia mais de 482 km de autonomia.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM retornará à Europa como uma marca exclusiva de carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Cadillac abre pré-reservas para o Lyriq 2024 após o modelo 2023 esgotar
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
SUV elétrico de luxo Cadillac Lyriq já está esgotado até o fim do ano
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
SUV elétrico de luxo Cadillac Lyriq inicia produção em série