Depois do sucesso incontestável do Porsche Taycan, o primeiro carro elétrico da marca, a Porsche agora se volta para outros planos, como a construção de uma fábrica exclusivamente para a produção baterias para seus carros elétricos a ser instalada na Alemanha.
De acordo com a matéria publicada pela Reuters, a Porsche quer reduzir a dependência dos fornecedores chineses e ao mesmo tempo se diferenciar dos concorrentes, e para isso aposta em células de baterias de alto desempenho para os clientes - diferente dos produtos convencionais oferecidos pelos fabricantes de baterias.
"As células de bateria são uma tecnologia chave para a indústria automobilística alemã, que também devemos ter em nosso próprio país", disse Oliver Blume
O executivo continua:
"... Mas também haverá um segmento para células de bateria de alto desempenho. É um domínio da Porsche. Assim como desenvolvemos motores de combustão interna de alto desempenho, agora queremos estar na vanguarda das baterias de alto desempenho."
Essas novas baterias de alta tecnologia serão utilizadas juntamente com as baterias fornecidas pelo Grupo Volkswagen, mas dedicadas a modelos top de linha. Segundo a matéria, a nova fábrica para a produção das células seria construída na cidade alemã de Tuebingen.
Uma das empresas com maior liberdade dentro do Grupo Volkswagen, a Porsche é uma das poucas marcas que utilizará plataformas exclusivas em seus futuros carros elétricos (caso da PPE). No entanto, ainda não sabemos como será o processo de desenvolvimento ou a tecnologia específica dessas novas células de baterias.
A estratégia a ser adotada também é um mistério, mas seria razoável que a Porsche se aliasse a um parceiro com experiência na área e posteriormente transferisse essa tecnologia para outras empresas para amortizar o investimento, considerando o volume reduzido de vendas da própria marca.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Porsche Macan Elétrico identifica motorista que não responde; veja reação
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Novo Porsche Panamera 2025 chega ao Brasil com mais potência e eficiência
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Novo Porsche Cayenne inicia testes e será totalmente elétrico