O primeiro esportivo elétrico da Porsche está a um passo de superar o tradicionalíssimo 911 nas vendas globais

O Porsche Taycan já havia pisado fundo no acelerador, mas a ultrapassagem do esportivo elétrico no 911 falhou por muito pouco. Não se trata de uma corrida de velocidade, mas de vendas. E que pode ter outro vencedor em breve.

No primeiro trimestre deste ano, 9.072 unidades do Porsche Taycan foram entregues pela fabricante alemã: apenas 61 a menos que o icônico carro esportivo, que chegou a 9.133. No entanto, o Macan venceu a corrida dentro da marca, com 22.458 vendas globais. Em segundo lugar ficou o Cayenne, com 19.533 entregas. Não é novidade pra ninguém que o mercado passou a ter uma preferência por utilitários esportivos.

Galeria: Avaliação: Porsche Taycan 4S

Trimestre positivo

O início de 2021 foi descrito como "muito positivo" por Detlev von Platen, gerente de vendas da Porsche. A empresa vendeu um total de 71.986 carros em todo o mundo: +36% em relação a um ano atrás, quando o mercado estava sofrendo bloqueios por conta da pandemia.

"Estamos muito felizes. Este resultado foi apoiado tanto pelos modelos mais estabelecidos quanto pelos membros mais jovens de nossa linha de produtos, especialmente as novas variantes do Taycan", continuou von Platen. A referência é a perua elétrica Cross Turismo, que se apresenta nas versões 4, 4S, Turbo e Turbo S.

Primeiro da espécie

O Taycan foi o primeiro carro totalmente elétrico construído pela Porsche. Ele chegou às ruas em 2019, servindo como um concorrente direto para o Tesla Model S. Os últimos números, portanto, vão fazer você sorrir, porque no primeiro trimestre deste ano as vendas totais do Model S e do Model X foram de 2.020 unidades. Mas não se engane ainda, pois houve uma interrupção de produção decidida por Palo Alto para uma atualização na fábrica.

O Porsche elétrico também é o carro de Bill Gates  e, na versão Turbo, foi o carro de segurança das 24 Horas de Le Mans. 

Porsche Taycan Turbo S (BR)

Elétrico mais vendido do Brasil

Repetindo o sucesso na Europa, a Porsche também comemora bons resultados no Brasil. Durante o primeiro trimestre de 2021 a marca de Stuttgart emplacou 830 unidades no país, um aumento de 2,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. E o destaque vai para o elétrico Porsche Taycan, que emplacou 156 unidades no mesmo período, se tornando o carro elétrico mais vendido no país. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Porsche Taycan Turbo S (BR)