Baterias de estado sólido não são mais uma raridade absoluta. Mas se elas são impressas em 3D, isso é algo realmente interessante. A empresa japonesa Sakuu Corporation anunciou que desenvolveu uma impressora 3D revolucionária especificamente para a produção de células de estado sólido a serem usadas em vários meios de transporte de emissão zero.
A empresa desenvolveu uma tecnologia capaz de reduzir custos e trazer vantagens também em termos de desempenho, sustentabilidade e autonomia. Mas, acima de tudo, será flexível, permitindo que muito mais agentes iniciem a produção local com investimentos significativamente menores.
O grupo da indústria Sakuu, que é apoiado pelo maior fornecedor de componentes automotivos do Japão, Musashi Seimitsu, diz que já definiu métodos que permitem a produção rápida e em alto volume de baterias de estado sólido em comparação com células de íons convencionais. O tamanho e o peso foram reduzidos em quase um terço.
Essas baterias também irão utilizar uma quantidade de matéria-prima reduzida entre 30 e 50%. Matérias-primas que podem ser adquiridas localmente, encurtando a cadeia de suprimentos e reduzindo ainda mais os custos de produção. Segundo a empresa, além dos benefícios econômicos e de sustentabilidade, as novas baterias também serão mais seguras. Resumindo, as promessas são ótimas:
Além disso, a plataforma AM da Sakuu é a primeira e única impressora multi-material e multiprocesso do mundo. E isso faz com que as baterias que ela possa fabricar sejam adequadas para os mais diversos usos, inclusive nos mais diversos setores industriais. Sakuu disse que as primeiras aplicações dessas inovadoras baterias de estado sólido impressas em 3D envolverão veículos elétricos de duas ou três rodas. Em seguida, passará para os quadriciclos leves e, mais tarde, para a indústria automotiva.
Robert Bagheri, fundador, CEO e presidente da Sakuu Corporation, disse que:
"Olhando para a mobilidade elétrica, a nova plataforma pode dar uma contribuição significativa para o surgimento de veículos elétricos. Baterias de estado sólido são uma espécie de Santo Graal, mas são muito difíceis e caras de implementar. Nossa plataforma AM oferece processos flexíveis e escaláveis que permitirão aos fabricantes de baterias e empresas de veículos elétricos superar obstáculos que até agora pareciam intransponíveis."
Mas como funciona esta revolucionária impressora de bateria de estado sólido? Resumindo, funciona em camadas, depositando diferentes misturas umas sobre as outras, combinando lâminas de pós cerâmicos e metálicos e utilizando um material de suporte patenteado denominado PoraLyte que permite maior precisão de produção e agiliza os processos.
Além disso, permite a adoção de camadas cerâmicas mais finas, aumentando a resistência à quebra e a densidade de energia, bem como, exigindo menos matéria-prima. Como se isso não bastasse, trabalhar com o pó também facilita o descarte e a reciclagem das células quando elas chegam ao fim de sua vida útil.
A impressora 3D da Sakuu é tão revolucionária que, pelo menos segundo a empresa, não será usada apenas para a produção de baterias. Com algumas modificações, também pode ser utilizada para fazer sensores e outros componentes para a indústria automotiva ou aeroespacial: dissipadores de calor, bancos de energia para eletrônicos de consumo, detectores de temperatura e pressão. Com os mesmos métodos, dispositivos microfluídicos para uso médico também poderiam ser criados.
Como diz Bagheri: "Por ser capaz de oferecer um método de produção mais barato, mais rápido, local, customizável e mais sustentável para produzir baterias de estado sólido, o potencial de nossa nova plataforma oferece enormes oportunidades para usuários do setor de energia, bem como uma infinidade de outros mercados".
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem