Agora é oficial: a Lamborghini terá um supercarro elétrico. O anúncio foi divulgado hoje, por ocasião da apresentação do ambicioso plano estratégico "Cor Tauri Management". Este é um carro esportivo que representará o quarto modelo da linha, ao lado dos esportivos equipados com motores V12 e V10 (atualmente Aventador e Huracan) e o SUV (Urus).

O carro com emissão zero de Sant'Agata Bolognese chegará ao mercado na segunda metade da década, ou seja, no intervalo de tempo entre 2025 e 2029.

Galeria: Lamborghini anuncia planos de eletrificação

O supercarro elétrico representará o ponto alto da nova estratégia da empresa, que irá criar um carro totalmente novo com zero emissões, projetado estritamente de acordo com o DNA da marca e que, portanto, irá garantir um desempenho de alto nível. O carro se posicionará no topo do segmento esportivo exclusivamente equipado com bateria.

Nesse sentido, enquanto se espera conhecer outros suculentos detalhes técnicos, questiona-se se o esportivo elétrico da marca do touro já poderá aproveitar as baterias de estado sólido, que devem chegar ao mercado por volta de 2025, portanto na hora certa para desenvolvimento do carro. E quem sabe se também está decidido combiná-lo com super condensadores semelhantes aos que contribuem para impulsionar o Sian, que no entanto os utiliza para dar maior impulso ao V12 naturalmente aspirado também adotado pelo Aventador.

Lamborghini híbridos e EV

Eletrificação gradual

O caminho daqui até o primeiro carro elétrico da Lamborghini é longo, mas as etapas já estão perfeitamente definidas. Stephan Winkelmann, ao apresentar a estratégia, explicou como a empresa destinou um montante de 1,5 bilhão de euros para apoiar o desenvolvimento dos novos modelos. Serão aplicados ​​em 4 anos, dando vida ao plano mais ambicioso da história da marca.

"O plano de eletrificação da Lamborghini é uma mudança de rumo necessária por um contexto radicalmente mudado, no qual queremos dar a nossa contribuição continuando a reduzir o impacto ambiental através de projetos concretos - explica Winkelmann - Nossa resposta é um plano de uma abordagem integrada, a partir de os produtos para o site de Sant'Agata Bolognese, o que nos levará a um futuro mais sustentável, mas ainda fiel ao nosso DNA".

Um caminho de inovação que levará a Lamborghini a ter um primeiro modelo da série híbrida em 2023 e, a partir do ano seguinte, toda a gama eletrificada. Dessa forma, a empresa pretende reduzir as emissões de CO2 em 50% no início de 2025. Mais um passo em direção à sustentabilidade, após a fábrica de Sant'Agata ser certificada como local de produção de impacto zero no clima desde 2015.

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