Ford revela sua 1ª picape elétrica, a F-150 Lightning; veja fotos
Caminhonete zero emissão chegará ao mercado em meados de 2022 recheada de tecnologia e com 500 km de autonomia
Esta é a nova picape elétrica Ford F-150 Lightning. Depois de muita espera e bastante expectativa, a Ford finalmente faz a apresentação da sua primeira caminhonete totalmente elétrica, um veículo que será produzido na fábrica da empresa em Detroit e chegará ao mercado em meados de 2022.
Mesmo sem ter todos os dados oficiais revelados, a picape F-150 Lightning 2022 promete desempenho sem precedentes na linha F-150 e está equipada com dois motores elétricos (um em cada eixo) e tração nas quatro rodas com quatro modos de condução: Normal, Sport, Off road e Tow/Haul.
Galeria: Ford F-150 Lightning
A Ford afirma que afirma que sua picape elétrica terá até 571 cv de potência e torque máximo de 107 kgfm, o que fará desta nova versão elétrica a F-150 com o torque mais alto da história do modelo. Os dados preliminares são de aceleração de 0 a 100 km/h em 5,0 segundos - mais rápida que um F-150 Raptor.
Por dentro, a novidade em comparação com os modelos à combustão é um novo quadro de instrumentos totalmente digital e configurável com tela de 12,0". Nas variantes Lariat e Platinum, a F-150 Lightning contará com o sistema multimídia SYNC 4A, com uma enorme tela sensível ao toque de 15,5" e recursos como navegação conectada à nuvem, controle de voz ou integração com o Amazon Alexa.
Como anunciado, a nova picape zero emissões da Ford será recheada de tecnologia, graças a todos os tipos de recursos inteligentes, serviços conectados, atualizações remotas (Ford Power-Ups), a aplicação FordPass para encontrar estações de carregamento ou o assistente BlueCruise, que permite a condução "hands free" em determinadas rodovias nos Estados Unidos e Canadá.
Uma das funcionalidades de destaque da Ford F-150 elétrica é o sistema Pro Power Onboard, que permite que a caminhonete se torne uma espécie de central elétrica, podendo alimentar todo tipo de equipamento ou mesmo uma casa (por três dias, segundo a Ford) com a energia da própria bateria. O modelo também permitirá que você use seu telefone celular como chave.
Além disso, a Ford destaca que a picape elétrica F-150 Lightning também será produzida de acordo com a filosofia 'Built Ford Tough', que promete durabilidade e robustez, graças a uma carroceria de alumínio de grau militar, nova suspensão traseira independente e um chassi com o aço mais forte já usado até hoje por um modelo da linha.
Em termo de capacidade, a Ford destaca um enorme porta-malas frontal, também chamado de 'frunk' de nada menos que 400 litros e um peso máximo de 180 quilos. A capacidade de carga útil e reboque anunciada é de 907 e 4.500 quilos, respectivamente.
Por enquanto, não foram divulgados os dados sobre a bateria, mas a Ford já havia anunciado que haverá uma versão com autonomia de até 370 km e outra com cerca de 500 km de alcance, ambos pelo rigoroso padrão norte-americano EPA, o que é um bom sinal, indicando que na vida real os valores podem ser ainda maiores.
O carregamento da bateria permite recuperar de 15 a 80% da carga em 41 minutos, por meio de um carregador rápido de 150 kW (DC), ou em oito horas utilizando uma 'wallbox' doméstica.
Com início de vendas previsto para o segundo trimestre de 2022 nos Estados Unidos, a picape elétrica Ford F-150 Lightning 2022 terá um preço inicial de US$ 39.974 (R$ 210.300), sem considerar eventuais incentivos ou bônus, então o valor final pode ficar menor.
Mais detalhes e informações serão revelados nos próximos meses, até a data de lançamento oficial.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford F-150 Lightning: picape elétrica é apresentada no Brasil pela 1ª vez
Volvo Atualiza XC40, C40, XC60 e XC90 com Android Auto
Ford F-150 Lightning roda 150.000 km e mantém 97% de capacidade da bateria
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
Ford F-150 Lightning ganha versão com 515 km de alcance para ampliar vendas
BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China
Ford reduz tempo de espera da F-150 Lightning XLT para 3 meses